La Prima Vendemmia: 13 stands irão oferecer pratos típicos da gastronomia Italiana

Foto: Divulgação 
Está chegando a 12ª La Prima Vendemmia e trará com ela "Aromas, lembranças e sabores" , através das Delícias gastronômicas que serão preparadas para os visitantes nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, no Centro de Esporte e Lazer do município, localizado no centro de Nova Roma do Sul.


O espaço dedicado à gastronomia na 12ª La Prima Vendemmia terá 1.000 m² e vai reunir 13 stands de alimentação com capacidade para acomodar mil pessoas. Estarão sendo servidos aos visitantes opções de pratos como: galeto assado, massas, polenta de vários tipos (polenta mole com molho "tòcio", polenta frita, polenta "brustolada"), queijo frito, saladas, pastéis (inclusive de uva), pizzas, picadinhos de frios (queijo, salame, copa, pão colonial), pães assados e chimia produzida na hora e sorvetes. Além disso, os restaurantes da cidade vão servir os pratos típicos. Também haverá comercialização de sucos de uva, vinhos e espumantes.

Durante a festa, uma bodega antiga, chamada de "La Bodegueta", vai realizar degustação de vinhos e espumantes.



Filó

Ao som de um coro de mais de cem vozes canções típicas italianas dão início ao filó com as luzes apagadas. A iluminação fica por conta dos lampiões e de uma iluminação cênica. A rainha, Daiane Klóss, e as princesas, Kátia Dalló e Emanuele Salvatti, irão puxar o desfile do filó, que ocorre no sábado (23), às 20 horas, na praça de alimentação do evento. O Ragazzi dei Monti anima a festa que terá vasto cardápio servido para mil pessoas com opções como galeto assado, massas, polenta de vários tipos (polenta mole com molho "tòcio", polenta frita, polenta "brustolada"), queijo frito, saladas, pastéis (inclusive de uva), picadinhos de frios (queijo, salame, copa, pão colonial), e sucos de uva, vinhos e espumantes. A entrada é gratuita. O visitante vai pagar apenas o que consumir.

Durante o evento, haverá show humorístico com Edgar Maróstica. Além disso, os participantes da gincana tipicamente trajados vão contar piadas com temas sorteados e apresentar paródias em Talian, o dialeto italiano falado no município.


Almoço no salão paroquial

No domingo, haverá almoço no salão da comunidade. Para participar, é preciso adquirir ingressos no local do almoço. A bilheteria vai começar a atender a partir das 9 horas com valor de R$ 32,00 por pessoa. Mais de mil pessoas poderão participar. Serão servidos a tradicional sopa de agnoline (capeletti), carne lessa e "pien", saladas e maionese, pão, refrigerantes, vinho, galeto, churrasco e suco de uva com biscoitos de sobremesa.



12ª La Prima Vendemmia
Os turistas serão recebidos pela comunidade local nos três dias de festas em um resgate ao clima interiorano e festivo da serra gaúcha. Na 3ª Feira Agroindustrial e de Negócios, produtos agroindustriais e artesanais serão comercializados. Haverá distribuição de uvas e praça de alimentação com gastronomia típica italiana. A tradicional gincana será promovida em todos os dias de festa com provas inspiradas na cultura local e na agricultura. No encerramento da festa, no domingo à noite, a La Prima Vendemmia traz show nacional do cantor sertanejo Gabriel Valim.

A La Prima Vendemmia é uma realização da Prefeitura de Nova Roma do Sul. Localizado a 28 km de Antônio Prado, 48 km de Farroupilha, 23 km de Flores da Cunha e 150 km de Porto Alegre, 64 km de Caxias do Sul, o município possui, aproximadamente, 3.500 habitantes.



Programação

22 de janeiro

18h30min Abertura Oficial

19h30min Atividades com equipes da gincana

20h30min Jantar por adesão – Bifes na chapa



23 de janeiro

10h30min Apresentação de balé infantil

14h30min Atividades com equipes da gincana

15h30min Apresentação/aula de Zumba

17h30min Show com a banda Junkbox



Filó

20 horas Entrada Típica

20h30min Atividades com equipes da gincana

22 horas Apresentação Humorística com Edgar Maróstica

23 horas Apresentação do Ragazzi dei Monti



24 de janeiro

13 horas Apresentação Campo e Gaita

14h30min Desfile da Gincana

15 horas Apresentação Fervo de Gaitas

16 horas Apresentação compasso musical

16 horas Circuito Final da Gincana

19 horas Show com Reijow

21 horas Show com Gabriel Valim



3ª FEIRA AGROINDUSTRIAL E DE NEGÓCIOS



De 23 a 24 de janeiro

Abertura às 09 horas

Fechamento às 18 horas

Exposição de Produtos e Serviços, Agroindústrias, Artesanato, Uvas e Frutas



PASSEIOS TURÍSTICOS:

Rota Uva Vinho e Aventura

Colheita e degustação de uvas, visita ao Eco Parque Cia Aventura e Café Colonial

Rota histórica da Colonização

Colheita e degustação de uvas, visita ao museu, construções históricas e Café Colonial

Rota dos Vinhos nos Vales da Prata

Colheita e degustação de uvas, visita a vinícola com degustação, passeio de trator e Café Colonial

Horários de saídas dias 23 e 24/01

10h30min às 11h30min

13h30min às 15h30min

15h30min às 17 horas

17h30min às 19 horas



GASTRONOMIA

Praça de Alimentação com Gastronomia Típica da Imigração Italiana

23 e 24/01 - das 11h30min às 13h30min



Almoço típico no Salão Paroquial

24/01, às 11h30min



Vale a pena conferir também:

Dias 23 e 24/01, das 13 horas às 18 horas

- Faça sua foto antiga

- Visite o Museu da Vendemmia

- Conheça o Boteco antigo

- Saboreie as uvas distribuídas no evento



11ª La Prima Vendemmia

Na última edição, em 2014, aproximadamente sete mil pessoas prestigiaram os três dias de festa. O dado mostrou a superação em 115% de visitas já no primeiro dia e 250% em relação à edição anterior. O evento desempenhou importante papel para o fomento à cadeia produtiva do município e para a economia local, promovendo a valorização do trabalho na agricultura e artesanato.





Fonte: Vida no Campo com  Palavra Comunicação

Comentários