Secretaria da Saúde realiza ação de prevenção do Aedes Aegypti durante festividade de comemoração aos 117 anos de Antônoi Prado

Quem passou pela praça Garibaldi neste domingo dia 21 de fevereiro para prestigiar as comemorações do aniversário de  117 anos de Antônio Prado, foi surpreendido por um Aedes Aegypti  passeando pela Praça. 
Calma! não se assuste. A presença do mascote do mosquito, teve o  objetivo de chamar a atenção da comunidade para a prevenção do Aedes aegypti, Quem o levou foi a Equipe de Saúde,  formada por Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e de Endemia, que aproveitaram  o momento para  entregaram materiais informativos e conversaram com a comunidade sobre a melhor forma de prevenção do vetor. Além disso, uma faixa  foi colocada na Praça Garibaldi para lembrar que é dever de todos combater o mosquito.

Leia também: Elimine o Aedes e evite Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Saiba agora como...


Para reforçar o cuidado que se deve ter, a Secretaria Municipal da Saúde lembra que "os proprietários de terrenos são responsáveis por manterem seus lotes limpos e livres de lixos acumulados.  e pede para que o cidadão denuncie as  propriedades que possam se tornar possível foco do Aedes aegypti, necessitando de limpeza. Para isso contate os Fiscais Ambientais, através do telefone 3293 5636. O mesmo número serve para tirar dúvida referente à destinação correta dos lixos, a exemplo de pneus, lâmpadas, vidros, madeiras, etc.


Dicas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

- Deixe sua propriedade livre do acúmulo de lixos.

- Não deixe água da chuva acumulada em qualquer tipo de objeto;

- Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;

- Limpe as calhas;

- Fure os vasos ou o suporte das plantas;

- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;

- Não deixe pneus expostos com água no interior;

- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;

- Coloque telas de proteção nas portas e janelas;

- A lixeira deve ficar sempre bem tampada;

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins com bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Em banheiros pouco usados, a tampa dos vasos sanitários deve ficar fechada e deve-se dar descarga ao menos uma vez por semana. As bandejas do ar-condicionado e da geladeira também precisam ser verificadas.

Comentários