EXPOAGRO 2016: Parcela salienta importância da biodiversidade na alimentação

Uma das parcelas que mais despertou a curiosidade de quem visitou o Espaço Casa da Emater na 16ª Expoagro Afubra - que se encerra nesta quarta-feira (23/03) -, em Rio Pardo, foi aquele destinado às Plantas Alimentares Não Convencionais e Condimentares (Pancs). No local, os extensionistas responsáveis têm repassado ao público informações sobre métodos de cultivo, preparo e consumo de plantas diversificadas como açafrão, hibisco, fisális, alcachofra, pulmonária, ora pro nobis, inhame, cavalinha, linhaça, batata yacon, cará-aéreo, bertalha e dente de leão.

De acordo com um dos responsáveis pela parcela, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Edson Paulo Mohr, o espaço é muito procurado por quem quer tirar dúvidas sobre plantas que, em muitos casos, não fazem parte da "cultura alimentar" diária. "Neste ano chamou a atenção a procura pelo aspargo, por exemplo, já que os agricultores têm percebido que esta pode ser uma alternativa que represente uma fonte de renda a mais e que muitas vezes não exige um manejo tão complicado, assim como outras", enfatiza.

Mohr salienta também o açafrão, como uma das plantas que têm atraído os olhares dos visitantes. "Como ele tem uma flor muito bonita, algumas pessoas têm plantado ele para uso também em ornamentação", destaca o agrônomo. Ainda assim, a ideia central da unidade, de acordo com o extensionista, é promover a variedade de cultivos que possa contribuir para a biodiversidade da alimentação. "Muitas dessas plantas eram usadas na época dos nossos avós, cabendo a nós contribuir para o resgate desses cultivos", afirmou.

Além das demonstrações com Pancs, quem prestigia a 16ª edição da Expoagro Afubra pode conferir outras 12 parcelas temáticas no Espaço Casa da Emater, que abordam a piscicultura, oficinas de carne ovina, solos, turismo e artesanato rural, Pavilhão da Agroindústria Familiar, horta doméstica, secagem e armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, saneamento ambiental, cozinha temática, fruticultura, ovinocultura e uma exposição fotográfica que conta a história de mais de 60 anos do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) oficial do Rio Grande do Sul.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra
Foto: EMATER

Comentários