Programação de cursos do Cetanp inicia neste mês de março

Foto: Divulgação EMATER 
Na manhã de ontem, 29 de fevereiro,  as entidades que integram o Comitê Técnico Administrativo (CTA) do Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) participaram de uma reunião para avaliar o trabalho desenvolvido em 2015 e tratar da programação de 2016. O CTA é formado pela Emater/RS-Ascar, Associação Cultural Bom Pastor, Escola Técnica Bom Pastor, Prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café, Cooperativa Piá, Sicredi Pioneira e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Cetanp conta com 37 instrutores e oferece 10 tipos de cursos em áreas como bovinocultura de leite, plantas medicinais, mecanização agrícola, fruticultura e agroindústria (embutidos), entre outras. A novidade neste ano é a retomada dos cursos de gestão da propriedade rural e operador de motor serra.

No ano passado, o Centro capacitou 613 pessoas, em 39 cursos, principalmente agricultores, mas também técnicos e estudantes. Segundo o coordenador do Cetanp, Arnaldo Basso, o diferencial dos cursos é o aprendizado prático. "As pessoas que fazem cursos no Cetanp saem com muitas informações e a garantia de um futuro melhor", destacou o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn.

Para Basso, quem produz precisa se apropriar dos processos modernos e tecnológicos para ter eficiência e autonomia na atividade e poder se manter no campo com produtividade, renda e qualidade de vida. Entre as oportunidades geradas pela qualificação ele cita as diversas agroindústrias de embutidos que estão comercializando seus produtos na Festa da Uva, em Caxias do Sul, cujos proprietários passaram pelo curso de processamento artesanal de carne suína no Cetanp. "O conhecimento faz a diferença, ele dá segurança aos empreendedores", ressalta.

O coordenador do Cetanp também destacou algumas melhorias realizadas no ano passado, como a instalação de um sistema de irrigação na pastagem perene, a compra de novos equipamentos, a construção de uma cisterna e da unidade de seleção e beneficiamento de plantas medicinais (Programa Municipal de Plantas Medicinais para UBS’s), entre outras.

O calendário de cursos de 2016 inicia no mês de março, com os cursos de processamento artesanal de carne suína (módulo 1), de 15 a 18, de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, no período de 14 a 18, e de bovinocultura de leite, de 28 de março a 01 de abril. Devido à grande procura, o curso de plantas medicinais tem vagas disponíveis somente em agosto, outubro e novembro.

O Cetanp disponibiliza alojamento e refeições para os alunos. Mais informações (conteúdo, carga horária, datas e valores), podem ser obtidas pelo telefone (54) 3298-8037 ou no site da Emater/RS-Ascar (www.emater.tche.br).


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários