Nova Roma do Sul inicia coleta seletiva de lixo

Reprodução 



Para que ocorra um gerenciamento adequado dos resíduos sólidos domiciliares a prefeitura de Nova Roma do Sul inicia a implantação do processo de coleta seletiva de lixo, mas  para o sucesso do novo sistema, a colaboração de toda a comunidade, nas pequenas atitudes diárias vão fazer  toda a diferença na hora da reciclagem.                
Para facilitar o entendimento, a prefeitura divulgou informações de todos o processo de  separação dos resíduos,  e do calendário e roteiro de coletas na área urbana e rural:

Lembramos que: 
Não deve ser misturado resíduos orgânicos aos seletivos ou recicláveis. Para a separação deve ser utilizado recipientes exclusivos para cada resíduo.

São resíduos seletivos: papéis secos, livros, jornais, revistas, papelão, garrafas PET, latas, metais, plásticos, vidros, embalagens tetra Pak, embalagens em geral, e materiais recicláveis em geral.

São resíduos orgânicos: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel sujo ou molhado, borra de café, erva mate, ossos, folhas entre outros.
Papel higiênico, absorventes e fraldas descartáveis são resíduos orgânicos, e devem ainda estar em sacos separados, e jamais dispostos para a coleta fora do dia programado para os resíduos orgânicos.
Couros, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, sapatos, roupas e vestuários em geral podem ser dispostos para a coleta juntamente com os resíduos orgânicos, visto que estes materiais não são aproveitados para reciclagem.
Resíduos misturados inviabilizam ou impedem a triagem, e por sua vez a reciclagem, portanto, faça sua parte, não misture, e não disponha para coleta os resíduos fora da data programada para sua coleta.
ara um eficiente gerenciamento dos resíduos, a coleta seletiva é de extrema importância, pois a partir dela que os resíduos sólidos são destinados a triagem e posteriormente para a reciclagem ou disposição final. Portando a população deve respeitar a data e horário para dispor seu resíduo para a coleta conforme os calendários a seguir.
Os resíduos orgânicos domiciliares são coletados três vezes por semana, somente no perímetro urbano, e o seletivo uma vez por semana. Na zona rural não é realizada coleta de resíduos orgânicos e a coleta dos resíduos seletivos é realizada uma vez por mês, sendo que cada semana a coleta é realizada em uma região conforme calendário estipulado pelo município.

Calendários de coleta de resíduos sólido domiciliar


Zona Urbana
Calendário de coleta seletiva na zona urbana
Dia
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Tipo
Orgânicos
Seletivo
Orgânicos
Somente Interior
Orgânicos
Horário
13:00 horas
7:00 horas
13:00 horas
13:00 horas

Zona Rural
Calendário de coleta de resíduos sólidos seletivos na zona rural
Onde
Quando
Horário
Salete
São Vicente
Nas primeiras quintas-feiras do mês
A partir das 7:00 horas
Trajano
São Paulo
Nas segundas quintas-feiras do mês
A partir das 7:00 horas
Castro Alves
Fagundes Varela
Gustavo Vaza
Navegantes
São Luiz
São Marcos
São Roque
Nas terceiras quintas-feiras do mês
A partir das 7:00 horas
Nova Treviso
Paranaguá
São Valentin
Nas quartas quintas-feiras do mês
A partir das 7:00 horas

Outros resíduos
Para alguns resíduos são necessários gerenciamentos diferenciados. Confira o quadro a seguir.
Resíduo
O que fazer
Vidros, alfinetes e objetos perfuro cortantes
Devem ser embalados em papel seco ou caixa adequada e devem ser identificados para evitar acidentes
Resíduos de serviços de saúde
Não pode ser disposto para coleta seletiva, seringas, agulhas e medicamentos devem ser devolvidos no posto de saúde do Município.
Pneus
Os fabricantes são responsáveis pela destinação final dos pneus. Por isso, na hora de trocar os pneus o correto é deixá-los no local de compra ou ponto de troca.
Lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias
Devem ser devolvidas nas lojas onde foram compradas.
Vestuário
Se não podem ser reaproveitados, devem ser ensacados e dispostos para a coleta orgânica.
Grandes volumes de poliestireno expandido (isopor)
Devido ao grande volume, e inviabilidade financeira de sua reciclagem, o mesmo pode ser disposto para a coleta no mesmo dia do resíduo orgânico.
Entulhos de obras
Deve ser recolhido por empresas especializadas, salvo alguns matérias que podem ser recolhidos pela prefeitura.
Resíduos eletro eletrônicos
Devem ser recolhidos por empresas especializadas (realização de campanhas de recolhimento pela prefeitura, alguns materiais tem custo para a descontaminação)
Móveis e colchões
Informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Óleo de cozinha
Resíduos contaminados
Demais resíduos não abordados no quadro


      Obs.: As informações contidas nesta matéria referem-se apenas ao município de Nova Roma do Sul (RS).
            Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal ou no Setor de Fiscalização pelo fone (54) 2394-1005, ramais 220 e 221 respectivamente.

            O gerenciamento de resíduos começa da sua residência, agradecemos a colaboração de todos.

Matéria original em : Nova Roma do Sul

Comentários