Réplica da Casa Elétrica eterniza o início da musica tradicionalista gaúcha

Filhos e neto de Moises Mondadori, juntamente com o
presidente da #FestIpê,  Rogério Marcon entregaram a
chave ao prefeito, Valério, e secretária de educação Stela Mare 
“Se hoje há música gaúcha, devemos isso a Moisés Mondadori”. As palavras de Ricardo Eckert da Associação Amigos da Casa Elétrica de Porto Alegre, grupo que luta pela preservação e restauração da Casa Elétrica de Porto Alegre, resume a importância do ipeense Moisés Mondadoris para o surgimento da música tradicionalista do Rio Grande Do Sul. Em homenagem ao músico conhecido como Cavaleiro Moisé, foi construída uma réplica da casa Elétrica, primeira fábrica de gramofones da América Latina e de discos que existiu entre 1914 a 1924 em Porto Alegre, junto ao parque de eventos de Ipê. O novo ponto de cultura do município foi inaugurado na tarde deste domingo, 10 de abril, e contou com a presença de autoridades, dos filhos do Cavaleiro Moisé, Moisés Filho e Emílio, sobrinhos e netos, além da comunidade ipeense.


O projeto, que surgiu da FestIpê, para ser concretizado contou com a doação de boa parte dos materiais de construção. “A música sempre foi a paixão do nosso “nono”. Estão aqui expostos pertences dele e materiais que ele fez, inclusive as telhas que cobrem essa réplica”, diz emocionado o neto, Sérgio Mondadori.

A emoção foi compartilhada por todos os familiares do Cavaleiro Moisé, que não esconderam o quanto o ato de eternizar a historia deste músico ipeense os tocou. “é muito!”, conseguiu dizer o filho Emilio que cuidou do pai Moisés Mondadori até a sua morte em 17 de dezembro de 1976.

Por ser um projeto oriundo de iniciativa de uma organização em parceria com a família, a casa passará a partir desta data a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura e servirá a comunidade Ipeense e região como referencia para pesquisa e estudo.

O memorial Cavaleiro Moysé estará aberto a visitação com agendamento de horário na secretaria da Cultura de Ipê









A CASA ELÉTRICA, fábrica de Disco de Savério Leonetti, foi a primeira empresa fabricante de gramofones da América Latina, uma das primeiras fábricas de discos e gramofones do mundo que funcionou em Porto Alegre entre 1914 a 1924. Foi a quarta empresa fabricante de discos do mundo, onde se fez o primeiro disco de tango gravado e prensado na América Latina..

No livro A ELÉCTRICA e os DISCOS GAÚCHOS, o escritor Hardy Vedana fala:

“Entre os colaboradores de Savério Leonetti, um destacou-se de sobremaneira, Moisés Mondadori, o Cavaleiro Moysé, título dado por Leonetti em virtude das qualidades apresentadas por ele.”

Vedana encerra a narrativa no livro dizendo:

"Eis uma figura que fica para a história da fábrica como um dos maiores expoentes do regionalismo rio-grandense de todos os tempos"

Moises Mondadori é filho de Calixto Emílio Mondadori e Margarida Ítala Fontana, imigrantes da Itália em 1875.

Nasceu em 7 de dezembro de 1895, na localidade de Passo do Simão, Antônio Prado.

Aos dez anos mudou-se com os pais para o então distrito de Vacaria, Vila Ipê.

Em 1918 casou-se com Elisabela Pelin, com quem teve dez filhos: Alba, Lino, Aurora, Waldemar, Paulo, Moysés Filho, Terezinha, Emílio, Renato e Luizinho.

Faleceu em 17 de dezembro de 1976

- Moisés Mondadori tem em sua discografia gravada de aproximadamente 60 músicas, entre elas Boi Barroso do folclore Riograndense e Gaúcho. E Saudades de Porto Alegre, composição e interpretação do Cavaleiro Moisé.


Foto: da direita para a Esquerda - Sec. de Educação e Cultura, Stela Mari Slogon Zanotto e Prefeito Municipal Valério Marcon receberam das mãos dos filhos de Moisés Mondadori - Moisés Mondadori e Emílio, do neto Sérgio e do Presidente da FestIpê, Rogério Marcon a chave do Memorial..

Comentários