Antônio Prado já vacinou 98% da população prioritária

Imagem ilustrativa


A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado (SMS) contabilizou até o momento a aplicação de 5.300 doses de vacinas contra a influenza. Isto significa que 98% das pessoas epidemiologicamente registradas como grupo de risco já estão imunizadas.

O Ministério da Saúde (MS) determinou que pelo menos 80% da população prioritária fosse vacinada. No entanto, em Antônio Prado, a meta estipulada pela SMS é de atingir 100% das pessoas incluídas nos Grupos de risco. Ou seja, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, idosos a cima de 60 anos, trabalhadores da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas e em condições clínicas especiais. De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, espera-se que até a próxima segunda-feira (16) esta meta seja alcançada.

“Nossa Equipe da Saúde está preparada, treinada e organizada enfrentar esse período. Estamos trabalhando muito para que a população esteja protegida o mais rápido possível e logo chegaremos a 100%”, declarou Celica.

Para atingir esse objetivo, o Setor de Vigilância Epidemiológica e as Estratégias de Saúde da Família estão mobilizadas e atuando em conjunto, inclusive com busca ativa e imunizações a domicílio, disse ainda a Secretária. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou no dia 25 de abril e se estenderá até o dia 20 de maio.



AÇÕES PARA CONTINGENCIAR O VÍRUS

Com o objetivo de promover maior proteção e reduzir o número de possíveis infectados pelo H1N1, a SMS traçou um Plano de Contingenciamento do Vírus. Dentre as ações está a extensão do horário de atendimento da UBS Centro, até às 20 horas. A medida inicia nesta sexta-feira, 13, e vai até próximo dia 25.

Além disso, empesas e escolas estarão recebendo visitas da Equipe de Saúde. A intenção e orientar sobre a doença e medidas a serem adotadas para a promoção e proteção à saúde. Outra ação será a priorização de atividades para o tema influenza. Desta forma, as Visitas Domiciliares (VDs) de rotina das Estratégias de Saúde da Família acontecerão somente em casos de urgência e emergência, a fim de reservar maior tempo na agenda para o atendimento clínico.

ATENÇÃO PARA A HIGIENIZAÇÃO

A SMS recomenta a intensificação de medidas de higiene. A Influenza é uma doença de fácil contágio e pode ser transmitida de forma direta através de espirros, toses de pessoa contaminada. Ou ainda, pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas, podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. Por isso, simples medidas de higiene como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e boca quando espirrar ou tossir e ventilar os ambientes pode evitar a doença.13/05/2016

Comentários