Secretaria da Saúde de Antônio Prado desenvolve ações preventivas contra as hepatites virais

Enfermeira Renara Prestes e Jaqueline Todescatto em visitas a empresas para aplicação do Teste Rápido.
















A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado, através das Estratégias da Saúde da Família (ESF), realizou nesta semana ações de prevenção contra as Hepatites B e C, Sífilis e HIV. A Equipe Técnica da Saúde visitou diversas empresas do município para aplicar a Testagem Rápida nos trabalhadores.
Quase 200 funcionários, de forma voluntária, foram submetidos ao exame. De acordo com a Secretária da Saúde, Celica Vebber, a ação foi desenvolvida para marcar o Dia Nacional de Combate a Hepatites Viras, celebrado na data de hoje (19/5). “Aproveitamos uma data significativa para promovermos ações de cuidado à saúde”, disse ela.
O Teste Rápido é realizado por profissionais capacitados, a partir da coleta de uma amostra de sangue da ponta do dedo. A testagem permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba orientação necessária. O resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais.
                O procedimento é realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sendo obrigatório para as gestantes e seus parceiros. O paciente que desejar realizar basta entrar em contato com sua Unidade Básica de Referência.
A coordenadora da Atenção Básica no Município, enfermeira Renara Prestes, explica a importância da realização dos Testes Rápidos. “Doenças virais como a Hepatites B e C, Sífilis e HIV são transmissíveis por contato sanguíneo e relação sexual. Elas não apresentam sintomas de imediato, podendo evoluir, por exemplo, para cirrose ou até mesmo câncer no fígado. Quanto mais cedo forem detectadas, maiores serão as chances de impedir a progressão da doença”, explica ela.

Imagem: Enfermeira Renara Prestes e Jaqueline Todescatto em visitas a empresas para aplicação do Teste Rápido.

Fonte: SMS

Comentários