Governador incentiva a permanência de jovens no campo

No seminário, foram apresentadas experiências de sucesso de permanência de jovens no campo e de sucessão familiar


O governador José Ivo Sartori abriu na tarde desta quarta-feira (25) o 2º Seminário Regional dos Jovens Rurais em Frederico Westphalen. O encontro, promovido pela Emater, integra a programação da Expofred 2016. Na oportunidade, foram apresentadas, aos 500 participantes do seminário, experiências de sucesso de permanência de jovens no campo e de sucessão familiar.

O governador defendeu ser fundamental estimular os projetos produtivos e fomentar o empreendedorismo. "Manter os jovens no campo é um desafio que preocupa a todos: sociedade, produtores rurais e governos. É garantir a sucessão nas propriedades, a produção de alimentos e a vida no campo", afirmou Sartori.

O presidente da Emater, Clair Kuhn, disse que o seminário pretende mostrar aos jovens "as oportunidades de permanência no campo. Com o uso das novas tecnologias, a propriedade pode produzir mais e melhor, com escala e eficiência".

Segundo o gerente da regional Frederico Westphalen da Emater, Francisco Frizzo, "a média estadual de jovens no meio rural é de 12%. Nossa região tem um dos maiores percentuais do estado, 23%". Porém, alertou Frizzo, nos últimos dez anos, o campo tem perdido muitos jovens para cidade. De acordo com o técnico, uma propriedade rural tem que ser administrada como uma empresa. O programa da Emater direcionado ao jovem oferece orientação técnica, econômica, administrativa e social sobre as principais atividades possíveis de serem implantadas nas propriedades rurais, para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, também participou do seminário.

Comentários