Iniciados os preparativos para a 4ª Seleção dos 'Melhores Vinhos de Flores da Cunha

Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa
Nesta semana uma reunião na Prefeitura tratou dos preparativos para a 4ª Seleção dos 'Melhores Vinhos de Flores da Cunha'. Organizada pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, a seleção tem a finalidade de estimular a melhoria da qualidade dos vinhos e sucos de uva produzidos e engarrafados no município e divulgar os vinhos florenses com a edição do “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2016”.
   A secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Ortiz, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jones Piroli, juntamente com técnicos da secretaria, o diretor executivo da Associação Gaúcha de Viticultores (Agavi), Darci Dani, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nóva Pádua (STR) Olir Schiavenin, e Franco Francescatto que integra a Confraria VinoTrento, participaram da reunião.
   Neste ano a coleta de amostras de vinhos será realizada pela equipe da secretaria de Agricultura em junho e no mês de julho serão avaliadas em evento que será realizado no restaurante da Escola de Gastronomia da UCS, localizada no Parque da Vindima, por enólogos e sommeliers. A avaliação é realizada “às cegas”, ou seja, os vinhos, sucos e espumantes avaliados são codificados e os avaliadores recebem apenas a taça servida, conhecendo apenas o seu respectivo código, categoria e safra.
   Produzidos a partir de uvas americanas e/ou híbridas, serão avaliadas as categorias: Vinho Branco de Mesa Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco, Suco de Uva Tinto Integral e Suco de Uva Branco Integral. Já produzidos a partir de uvas vitis vinífera serão avaliados: Vinho Branco Seco Fino Aromático, Vinho Branco Seco Fino Não Aromático, Vinho Tinto Seco Fino, Vinho Tinto Seco Fino – Cabernet Sauvignon, Vinho Moscatel Espumante e Vinho Espumante.
Serão inclusos no “Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2016”, todas as amostras que atingirem uma pontuação mínima de 85 pontos. A divulgação dos melhores vinhos será realizada no dia 26 de agosto em um jantar com o prato típico de Flores da Cunha, o Menarosto, em local a ser definido.  
As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pelo telefone (54) 3292.1722, ramal 251.
Assessoria de Imprensa

Comentários