Pauta do setor produtivo gaúcho é apresentada ao novo ministro da Agricultura

Ernani Polo, junto a demais secretários nacionais, falou das dificuldades de produtores gaúchos devido ao excesso de chuvas - Foto: DivulgaçãoAdicionar legenda


Os integrantes da Comissão da Agricultura do Codesul e do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) reuniram-se nessa quarta-feira (18), em Brasília, com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, participou da audiência e apresentou as principais pautas do bloco, bem como sugestões de aprimoramento de políticas públicas federais ao setor primário e medidas para o fortalecimento de temas como a defesa agropecuária.

O secretário também deu ciência ao ministro das dificuldades enfrentadas pelos orizicultores gaúchos, que tiveram severas perdas pelo excesso de chuvas. Da mesma forma, Ernani Polo descreveu a angústia dos produtores de soja de municípios da Zona Sul do estado que perderam mais de 50% da produção devido às fortes chuvas.

Polo ainda solicitou apoio para o abastecimento de milho às cadeias produtivas que dependem do grão no Rio Grande do Sul, ações de fomento à cadeia do trigo e apoio aos fruticultores que também sofreram com os efeitos climáticos.

Blairo Maggi afirmou que manterá agendas permanentes com secretários de Agricultura e representantes de cadeias produtivas e que buscará abrir mercados e adaptar a estrutura e a realidade do ministério às necessidades dos setores da agropecuária brasileira.

“O ministro já determinou leilão, via Conab, de 160 mil toneladas de milho, para os estados do RS, SC e PR. Reforçamos o pedido para que o ministro compareça na Fenarroz, em Cachoeira do Sul, e ele sinalizou positivamente. Aproveitamos para entregar convite ao ministro Blairo Maggi para participar da Expointer 2016”, disse o secretário Ernani Polo ao final do encontro.

Fonte: Governo do Estado 

Comentários