8ª edição Rural Show será de 07 a 10 de julho em Nova Petrópolis

A 8ª edição do Rural Show, feira voltada para a agricultura familiar e o cooperativismo, foi apresentada nesta terça, 21 de junho,  para a imprensa e convidados, em Nova Petrópolis. O evento será  de 07 a 10 de julho, no Centro de Eventos da cidade. "O objetivo é difundir e multiplicar inovações e tecnologias que podem e devem estar à disposição do mundo rural", diz Gilberto Kny, presidente da Cooperativa Piá, promotora do evento junto com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Nova Petrópolis.

Durante os quatro dias, serão trabalhadas temáticas importantes, principalmente nas áreas da horticultura, fruticultura e gado de leite, com a transmissão de informações e a apresentação de tecnologias que visam o desenvolvimento da agricultura familiar. Também serão realizadas palestras, oficinas, exposições, feira da agroindústria familiar e artesanato e shows musicais, entre outras atividades.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, lembrou que a diretoria da Instituição irá realizar uma reunião com as gerências dos 12 Escritórios Regionais no Rural Show. "Vamos trabalhar, aprender, trocar informações e visitar as atividades que estarão sendo feitas para poder fazer com que isso dê sementes para todo o Estado", frisou. Segundo ele, o evento também é uma oportunidade para mostrar para a zona urbana o quanto são importantes as pessoas e os produtos oriundos do meio rural, além das opções que podem ser implantadas até mesmo no meio urbano, como a criação de abelhas sem ferrão ou o cultivo de chás e temperos.

A Emater/RS-Ascar está organizando, ainda, cerca de 110 excursões de agricultores de diversas regiões do Estado para participarem do evento. "O Rural Show vai mostrar como ter mais renda, qualidade de vida e como cuidar do meio ambiente", concluiu Kuhn.

O prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn, ressaltou a preocupação da administração municipal em manter o produtor rural no campo, com incentivos e valorização. "O Rural Show é um evento grandioso, voltado para o setor primário, com muita qualidade, com muito conhecimento, e que dá visibilidade e crescimento ao município", afirmou.

O presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul, Vergílio Perius, lembrou que 82% dos produtores rurais gaúchos são da agricultura familiar, chegando a 97% dos associados da Cooperativa Piá. "Sem assistência técnica e cooperação, o RS não seria hoje o que é", declarou.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários