Celebração de Corpus Christi leva milhares a Flores da Cunha





Milhares de pessoas participaram na manhã de quinta-feira (26), da celebração de Corpus Christi em Flores da Cunha. O evento religioso teve missa em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes e procissão ao redor dos tradicionais tapetes ornamentais de serragem colorida.

A estimativa da Secretaria de Turismo,Indústria, Comércio e Serviços é que aproximadamente 25 mil pessoas estiveram em Flores da Cunha de 26 a 29 de maio conferindo os 30 belos tapetes, resultado do trabalho comunitário de 40 entidades, que permaneceram expostos no entorno da Praça da Bandeira. Neste ano, devido à revitalização da Praça da Bandeira e da Avenida 25 Julho, os quadros e trilhos de serragem tiveram formato diferente, valorizando as mudanças realizadas na Praça. Aproximadamente 26 toneladas de serragem colorida foram destinadas para a confecção dos tapetes, que tiveram como temas os 140 anos de colonização de Flores da Cunha; 120 anos de presença dos freis capuchinhos no RS; 30 anos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi; 70 anos do início da construção do campanário; 25 anos da Escola Municipal São José; Campanha da Fraternidade; entre outros.

O prefeito, Lídio Scortegagna, e a primeira-dama, Beatriz Trentin Scortegagna, acompanhados dos filhos, participaram do evento religioso. ''Todos os anos nossa comunidade se esmera na confecção dos tapetes, em uma demonstração de fé e espírito comunitário que comove e encanta fiéis e visitantes '', destacou o prefeito Lídio.

Ao longo dos dias de celebração os turistas puderam confeccionar seus próprios tapetes na Praça da Bandeira. Shows com o pianista Rodrigo Soltton, João Deon e Zé Bitter Rock Mono, animaram os dias de evento, que contou também Feira de Vinhos e cabine fotográfica disponibilizando imagens gratuitamente aos turistas. Outra novidade deste ano foi a realização do primeiro “Compassos do Menarosto”, realizado pelo roteiro turístico Compassos da Mérica, Mérica, que oportunizou almoço com o prato típico florense para os visitantes conhecerem a gastronomia do município no restaurante do Parque da Vindima Eloy Kunz. O presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo Nostra Mérica, a qual o roteiro é vinculado, comentou que o retorno foi positivo e que o roteiro tem a intenção de repetir o evento no próximo feriado de Corpus Christi. ''Tivemos uma boa aceitação, com grupos de turistas afirmando que tem interesse em participar se houver uma próxima edição'', relata.

Flores da Cunha há 52 anos celebra Corpus Christi com a confecção dos tapetes coloridos, dando mostras da fé, espírito comunitário e engajamento dos florenses por meio destas verdadeiras obras de arte. Em 2013 e 2014 o evento ganhou o 1° lugar no Prêmio Inovação no Turismo – realizado pela Setur-RS.
 

Comentários