Secretaria da Saúde de Antônio Prado promove Curso Sobre Plantas Medicinais: inscreva-se!

A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado (SMS) realiza curso gratuito de Fitoterápicos e Plantas Medicinais. O objetivo é a promoção da saúde através da capacitação para o uso correto e racional das plantas medicinais e fitoterápicos.

As inscrições podem ser feitas na Emater de Antônio Prado ou na Farmácia da Secretaria Municipal da Saúde, até o dia 25 de junho próximo. O Curso será ministrado diretamente nas comunidades da zona rural e urbana do município.

Serão ofertadas 320 vagas, sendo estas subdivididas em 13 grupos. Serão contempladas as capelas do interior, bairros urbanos, clube de mães, grupos de mulheres, entre outros.

O público alvo são as mulheres. De acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, são elas principalmente que cuidam da família e auxiliam na recuperação dos doentes. “Historicamente as mulheres tem sido as prescritoras naturais de chás e ervas medicinais. Além disso, guardam um precioso saber popular que necessita ser resgatado e aprimorado” explicou Celica.

As pessoas inscritas dentro do limite das vagas, que realizarem o curso, receberão mudas das espécies medicinais estudadas no curso. Além disso, serão contempladas com uma bolsa ecológica, uma cartilha sobre o uso correto de plantas medicinas, uma pasta com material de estudo e certificado de conclusão.

Projeto Saúde Mais

O Curso é uma das metas do Projeto Saúde Mais Verde, que prevê a dispensação de produtos fitoterápicos na Farmácia do SUS, em Antônio Prado. O Projeto elaborado pela SMS e coordenado pelo farmacêutico Luis Fernando Paim, especialista em Farmacologia e Terapêutica, foi aprovado pelo Ministério da Saúde (MS). Com isso, medicamentos naturais e fitoterápicos serão dispensados ainda neste ano. A Emater e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente são parceiras do Projeto.

Confira  informações sobre as inscrições e o calendário dos encontros.


Comentários