Usuários do SUS festejaram São João

Festividade de 2015 Fotos: Arquivo
 Com roupas e comidas típicas, os usuários SUS e a própria equipe de saúde celebraram nesta terça-feira, a fé em São João. O evento acontecerá na Capela de São João, em Antônio Prado, a partir das 13h30min.

A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado, através das Equipes da Saúde da Família. O público alvo faram pessoas portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, que vem sendo acompanhados pela Equipe da Saúde, através dos Grupos de Atividades Físicas Movete. Ao todo são cinco grupos, envolvendo mais de 200 pessoas.
Na programação  música caipira, danças, jogos educativos e quadrilhas. Além disso, comidas típicas, como batata doce, pinhão, pipoca, amendoim, bolachas e bolos coloniais, chás, sucos e quentão.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Município, enfermeira Renara Prestes, o objetivo foi promover maior integração entre os usuários do SUS e as Equipes de Saúde da Família. “É importante que a pessoa perceba que para ter saúde é preciso viver com alegria e interação social. A equipe de saúde e os medicamentos podem ajudar, mas fundamental é que o paciente querer. E para isso é preciso motivar sua autoestima”, explica a enfermeira.

O evento foi aberto à comunidade de São João.Acompanharam a atividade o prefeito de Antônio Prado, Nilson Camatti, a Secretária Municipal da Saúde, Celica Vebber, as Agentes Comunitárias da Saúde e as enfermeiras que coordenam o trabalho pelo Movete, o oficineiro, Leandro Luciano.A celebração de São João, dedicada aos usuários do SUS, está em sua segunda edição. Em 2015, a festa típica aconteceu na Capela São Roque de Antônio Prado, com mais de 200 participantes.

Comentários