Dália apresenta segundo condomínio com robôs na ordenha

Pavilhão onde os animais são alojados e ordenhados pelos robôs
Fotos: Carina Marques
O futuro e a tecnologia de ponta chegaram ao campo. Em Roca Sales, por intermédio da Dália Alimentos, que entregou à comunidade o segundo condomínio com ordenha robotizada de um total de quatro empreendimentos. A substituição da mão-de-obra humana pelos robôs na realização da ordenha das vacas já é realidade em Linha Barão do Triunfo, interior do município.

Durante a inauguração, realizada nesta quinta-feira, dia 30 de junho, foi ratificado o pioneirismo e a inovação da Dália Alimentos no investimento que demandou recursos na ordem de R$ 5 milhões financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A área com 7,2 hectares abriga o complexo com tecnologia sueca da empresa DeLaval e conta com a junção de 16 famílias associadas. A capacidade, até a fase final, é para 262 animais.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, lembrou o princípio do projeto, oriundo de viagens ao exterior, mas resumiu seu discurso à Missão da cooperativa, que é promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e funcionários; e também às lembranças da comunidade local. “Florença é o resgate da memória histórica desta comunidade, pois no passado, os antigos moradores, à exceção de um, eram de origem italiana, e chamavam-na de Linha Florença.” E complementou: “a memória da coragem bombeia o coração de lembranças organizadoras do pensamento e das nossas lutas atuais. A memória nos encoraja a resgatar valores que desejamos reencontrar e mantê-los no presente e no futuro”, disse, parafraseando a historiadora Tânia Tonet, e fazendo alusão à coragem de investir num ousado projeto.

O presidente do condomínio, Pasqual Bertoldi, também enalteceu que o nome Florença é em homenagem aos antigos moradores e falou que este é um projeto antigo, de 1998, época em que uma comitiva esteve na Europa e pode ver, pela primeira vez, a ordenha realizada por robôs. “As lideranças têm o dever e a obrigação de pensar no futuro. Este também é um projeto de sucessão porque são 16 famílias associados e um universo de 55 pessoas ligadas, direta e indiretamente, a este grande projeto de geração de renda, qualidade de vida e resgate do cooperativismo.”

O projeto inovador também foi elogiado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. “O caminho da inovação tecnológica é Roca Sales. Parabéns à Dália por mais este projeto que orgulha nossa caminhada cooperativista.” O prefeito de Roca Sales, Nélio José Vuaden, destacou a parceria público-privada e frisou que “estamos inaugurando um empreendimento inovador, com os olhos voltados para o futuro e para o desenvolvimento de toda a região. Obrigada Dália por acreditar em nosso município.”

O deputado estadual Edson Brum e o deputado federal Heitor Schuch relacionaram o pioneirismo da Dália Alimentos a exemplos ousados e que dão certo. “Este é o futuro do campo”, disse Brum. “Que este empreendimento dê luz e renda às famílias envolvidas e sirva de exemplo às demais”, complementou Schuch. O secretário-substituto da secretaria estadual de Agricultura, André Petry da Silva, ressaltou a envergadura do projeto, que está ligada à qualidade do leite. “Este é um momento histórico de avanço na produção leiteira do Estado e do país.”

A parceria público-privada também foi à tônica do discurso do presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini. Ele agradeceu à parceria dos poderes Executivo e Legislativo e mencionou a passagem dos 69 anos de fundação da cooperativa, comemorados em 15 de junho. “Trata-se de mais um importante marco de ineditismo para a Dália que enxerga no futuro e em projetos desafiadores como este a continuidade da vida no campo e a qualidade de vida.”

Um brinde com leite entre as famílias associadas ao condomínio, dirigentes da Dália Alimentos e autoridades marcou a inauguração oficial do Condomínio Florença. Um empreendimento igual encontra-se em funcionamento, desde outubro de 2015, no município de Nova Bréscia. Outros dois, em Arroio do Meio e Candelária, encontram-se em fase de execução das obras.





Fotos: Carina Marques



Assessoria de Imprensa Dália Alimentos

Comentários