Encontro de Agricultura Orgânica 2016 será de 1 a 3 de agosto

Nos dias 1, 2 e 3 de Agosto  ocorre o VI Encontro Caxiense para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica e Sustentável e IV Reunião sul-brasileira sobre Agricultura Sustentável, na UCS Teatro. Entre os assuntos a serem abortados estão: 
- Agricultura Orgânica e o Seu Papel na Sustentabilidade e Sucessão na Agricultura Familiar, com Hélio Marchioro, mestre em Cooperativismo e diretor executivo da Fecovinho RS. 

- Impacto dos usos de Transgênicos, com o Engenheiro Agrônomo e professor da UFSC Rubens Nodari, que nos últimos 20 anos vêm realizando e orientando estudos relacionados com a Domesticação da Acca sellowiana, também conhecida por feijoa ou goiabeira-serrana. Relacionado com a genética vegetal, desenvolve e orienta estudos relacionados com a filogenia e filogeografia de plantas. Desde os anos 1990 vem atuando na na área de biossegurança de OGM. A partir de 2008, com base no Memorando de Entendimento entre a UFSC e o GenØk vem desenvolvendo e orientando estudos na área de biorriscos diretos e indiretos decorrentes da introdução de Organismos Geneticamente Modificados no ambiente. Foi Gerente de Recursos Genéticos Vegetais do Ministério do Meio Ambiente no período de 2003 a 2008. É professor orientador e atualmente Coordenador do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

- Mudanças Climáticas, com o Glaciólogo do UFRS Jefferson Simões que foi o primeiro glaciólogo brasileiro, professor do Instituto de Geociências da UFRGS e pesquisador 1B do CNPq. Introduziu no Brasil a ciência glaciológica e a Geografia das Regiões Polares, lecionando nos programas de pós-graduação em Geociências e Geografia da UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Criou o Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS, a partir de 2009 transformado no Centro Polar e Climático, a instituição brasileira dedicada aos estudos da neve e do gelo. O Prof. Simões coordena projetos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e foi coordenador-geral de rede de pesquisas (Antártica, as Mudanças Globais e o Brasil) no período 2002-2006. Participou de 19 expedições polares, destacando a liderança em missões internacionais e uma travessia chileno-brasileira no verão de 2004/2005 (quando atingiu o Pólo Sul Geográfico) no manto de gelo antártico. No verão de 2008/2009 liderou a primeira expedição científica nacional ao interior do continente antártico. Simões coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos e faz parte dos comitês gestores do programa International Trans-Antarctic Scientific Expedition (ITASE) e da iniciativa International Partnerships in Ice Core Sciences (IPICS). Atualmente é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera.

- Viticultura Biodinâmica, com Frederico Orsi produtor de vinhos na Itália e, junto com seu irmão, abriu uma importadora para trabalhar esses e alguns outros rótulos no Brasil. Ele fica na Itália, cuidando dos vinhedos, e vem de quando em quando para o Brasil. Sua vinícola, já extremamente reconhecida mundialmente, é a Vigneto San Vito - vinícola totalmente biodinâmica em Colli Bolognesi.

- Ética e Consumo Cosciente, com Luiz Jacques Saldanha, engenheiro agrônomo e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Educador e ambientalista, é um dos colaboradores do blog Nosso Futuro Roubado.

- Impacto dos OGM e Agrotóxicos na Soberania Alimentar, com o Doutor e professor Damian Verzeñassi Médico, Docente Universitario, Co-responsable Académico de la Materia Salud Socioambiental- Facultad de Cs. Médicas de la UNR-, Secretario de Extensión Universitaria de la Facultad de Cs. Médicas de la Universidad Nacional de Rosario.


- Calendário Astronômico Agrícola, com o Engenheiro Agrônomo Leandro Venturin que também é colaborador em fruticultura e agroindustria do Centro Ecológico Ipê, sendo um de seus coordenadores. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura ecológica, agricultura orgânica, biofertilizante, microrganismos e práticas alternativas.

- PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais, com o professor Valdely Kinupp, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) e Fundador-Curador do Herbário EAFM deste instituto. Docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA. Atua na pesquisa e divulgação das PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Econômica, Taxonomia de Fanerógamas, Etnobotânica, Herbário e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos vegetais não convencionais, recursos genéticos vegetais, segurança alimentar, florística, olericultura (hortaliças não convencionais) e agroecologia. Doutor em Fitotecnia-Horticultura (2007) pelo PPG Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2002. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000). Autor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil em coautoria do Harri Lorenzi (Editora Plantarum, 2014).

- Paisagismo Coletivo e Qualidade de Vida, com a Professora e Engenheira Agrônoma Claudia Petry, professora da Universidade de Passo Fundo. Orienta no PPGAGRO e no PPGCiAmb.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Paisagismo, Agroecologia, Horticultura ornamental e medicinal, atuando principalmente nos seguintes temas: apreciação do espaço, estudo da paisagem, jardins, projeto paisagístico, hortiterapia, espécies nativas, agroecologia, propagação e ecofisiologia de plantas ornamentais, medicinais e aromáticas. Em 2012-2013 realizou seu estágio pós-doutoral na Université de Poitiers (Laboratoire Ruralités), França, com bolsa PDE do CNPq, no tema AGROECOLOGIA (Les paysages de production biologiques dans le Poitou-Charentes). A partir de 2014, coordena na UPF o Núcleo de Estudos em Agroecologia do Planalto Médio Gaúcho, com projeto aprovado pelo CNPq, em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas (CETAP), Cooperativa mista e de trabalho alternativa (Coonalter)/Feira Ecológica de Passo Fundo e Núcleo Planalto da Rede Ecovida.

- Alimentação Escolar e Saúde Pública, com Carin Primavesi Silveira, psicopedagoga e psicanalista, trabalha com educação e desenvolvimento na parte psíquica, emocional e comportamental. Atende crianças de um a cinco anos em educação infantil e de cinco anos a adultos no Kumon.

Entre outros temas, palestrantes e ministrantes das oficinas.

O evento é realizado a cada dois anos e a entidade que sedia é a Universidade de Caxias do Sul - UCS, sob apoio do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agricultura Sustentável - NIDAS, Instituto de Biotecnologia, Comissão da Produção Orgânica do Estado do Rio Grande do Sul (CPORg), Centro Ecológico Serra, Emater ASCAR, EMBRAPA CNPUV, Rede ECOVIDA, ECONATIVA, ECOCAXIAS, COOPEG, SMAPA, Fepagro Serra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul e SEMMA.

Mais informações no site: http://www.ucs.br/site/eventos/agricultura-sustentavel-2016/
telefones: (54) 3218-2800 / (54) 3218-2152 / e (54) 3218-2322
e-mail: extensão@ucs.br / vcsartor@ucs.br / lvpminello@ucs.br / mrpancer@ucs.br

Segue abaixo nossa programação completa:



Comentários