Rural Show divulga conhecimento e uso de plantas medicinais na saúde pública

Com o programa, dez tipos de plantas medicinais são prescritos pelos médicos - Foto: Reprodução -
A 8ª edição do Rural Show, feira voltada para a agricultura familiar e o cooperativismo, se inicia nesta quinta-feira (7), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O evento trabalha temáticas importantes, principalmente nas áreas da olericultura, fruticultura e gado de leite, com informações e tecnologias que visam ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Uma dos temas a serem apresentados é o Programa de Fitoterapia na Atenção Básica à Saúde, desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Municipal da Saúde de Nova Petrópolis, Emater/RS-Ascar e Centro de Treinamento de Agricultores (Cetanp). Com o programa, dez tipos de plantas medicinais são prescritos pelos médicos, em sete Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), principalmente para o tratamento de problemas respiratórios e digestivos.
No último ano, foram distribuídas 5.413 unidades de chás, entre as quais a mais utilizada é o guaco, seguido da camomila. Todo o processo, que envolve plantio, colheita, classificação, secagem e embalagem das plantas, é realizado no Cetanp. A farmacêutica da prefeitura de Nova Petrópolis, Caroline Drechsler, explica que o município educa a população para o uso correto das plantas medicinais, com ações, por exemplo, junto aos grupos de hiperdia (hipertensos e diabéticos), orientando sobre o modo de preparo dos chás, quantidade a ser utilizada e outros cuidados importantes, pois, embora naturais, as plantas podem ter efeitos colaterais. "As pessoas acham que ferve tudo, porém, para algumas plantas (amargas), tem que usar água fria", exemplifica.

Conforme Caroline, as plantas têm tido boa aceitação por parte população e os postos de saúde do Centro e da Linha Brasil são os que mais utilizam essa alternativa. "Nova Petrópolis, por ser uma cidade de origem germânica, tem esse legado do uso de plantas medicinais, uma alternativa na época e, ainda hoje, muitas pessoas as cultivam em casa", ressalta a farmacêutica. As plantas utilizadas na saúde pública do município estarão expostas durante o Rural Show, nos espaços da Secretaria da Saúde e da Emater/RS-Ascar, para que o público possa conhecê-las, aprender para que servem e como preparar os chás, além de conhecer o programa.

O Rural Show ocorre até domingo (10), das 9h às 18h, no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A promoção é da Cooperativa Piá, Emater/RS-Ascar e prefeitura de Nova Petrópolis. A programação conta ainda com diversos expositores, encontros, oficinas, debates sobre temas ligados ao campo, feira da agroindústria familiar e artesanato e shows musicais, entre outras atividades.

 Ascom Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Comentários