Tropeirismo Biriva: história, canto e dança será lançado neste sábado


divulgação

Fotografias, partituras musicais, descrições coreográficas dos temas Birivas (Chico do Porrete, Dança dos Facões, Chula e Fandango Primitivo) fazem parte da obra Tropeirismo Biriva Tropeirismo Biriva: história, canto e dança, do professor e tradicionalista Cristiano Silva Barbosa. A obra será lançada no próximo sábado, 23 de julho, em coquetel e exposição no Piemonte Hotel, Antônio Prado.
Segundo o autor o objetivo do livro é auxiliar o trabalho dos inte­ressados no Tema Biriva, (dança e música). Segundo ele, “hoje temos raríssimas obras literárias que tratam do assunto tecnicamente... Não cabe a eu dizer o que é certo ou errado, como se deve fazer, meu desejo é trazer aos amigos instrutores, dançarinos e admiradores do tema, mais uma ferramenta que venha nos ajudar em nossas atividades, algo que possa servir, não só para auxiliar na cultura como fonte, mas também, onde os escritores vindouros possam colher elementos para enriquecer a gloriosa história da terra Sul Riograndense, por intermédio de nossas Danças Birivas e Tropeiros,” apresenta.
Através da obra, todos terão ao alcance, sejam do Rio Grande do Sul ou de outros Estado, “informações sobre origem, desenvolvimento, hábitos e costumes de nossos Tropeiros Birivas” . “Os meios que me servi para fundamentar meu trabalho, foram observações constantes realizadas por muito tempo, de apresentações de grupos, ensaios, cursos e documentos destacados em diversas obras”, escreve o instrutor de dança na apresentação da obra.
A tiragem do Livro é de 500 exemplares. Para ser publicada, o autor contou com o apoio da Solaris Corretora.

Comentários

  1. Estão deturpando o Tropeiro Biriva com o condutor de tropa arreada. Biriva tocava mulas soltas, descarregadas, xucras. Os demais são tropeiros cargueiros, mascates, etc....

    ResponderExcluir
  2. Todo o biriva é tropeiro, mas nem todo tropeiro é biriva!

    ResponderExcluir

Postar um comentário