Campanha recolhe mais de 57 mil embalagens de agrotóxicos em Nova Pádua

Foto: prefeitura de Nova Pádua 
 A Campanha Anual de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos de Nova Pádua, realizada em 25 de julho, recolheu 57.026 embalagens, em 248 propriedades rurais do interior do município. As embalagens foram encaminhadas posteriormente para a empresa Aracamp de Vacaria para serem recicladas. Este resultado é fruto da campanha feita em parceria entre a Prefeitura de Nova Pádua, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, EMATER e casas comerciais do ramo.

A campanha visa dar destino adequado às embalagens vazias de agrotóxicos, assegurando a preservação do meio ambiente e reduzindo a contaminação de nascentes e córregos. De acordo com a Fiscal do Meio Ambiente do município, Janaina Obadowski, a legislação obriga o agricultor a devolver as embalagens vazias de agrotóxicos na unidade de recebimento indicada pelo revendedor em até um ano após a compra ou do uso do produto. As embalagens devem ser lavadas (tríplice lavagem) com o intuito de reduzir os riscos de contaminação das pessoas e do ambiente e facilitar a reciclagem das mesmas.

Neste ano a campanha também teve um diferencial na coleta, através do recolhimento das embalagens de adubos foliares pela empresa Falcon Polímeros do Brasil, recentemente instalada no município. A empresa utiliza resíduos sólidos plásticos como matéria-prima para produção de móveis e estruturas. As embalagens de agrotóxicos a empresa não recebe, pois conforme a ABNT NBR ISO 14001 são materiais considerados Classe I, resíduos perigosos.

Comentários