Primeiros produtos da IP Farroupilha serão apresentados no jantar de premiação da 11ª Seleção de Vinho de Farroupilha


foto: divulgação 

Na próxima semana, na quinta-feira, 1º de setembro, ocorre o lançamento oficial dos rótulos com o selo da Indicação de Procedência Farroupilha. A apresentação e a entrega de certificados às vinícolas autorizadas ocorre no evento de divulgação dos resultados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. O evento inicia às 19h30, no Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha.

IP Farroupilha: tipicidade certificada
    Desde o último mês de julho, começaram a chegar ao mercado vinhos e  espumantes moscatéis com o selo da Indicação de Procedência - IP Farroupilha. Agora, no dia 1º de setembro de 2016, os rótulos com o selo da IP Farroupilha serão  lançados oficialmente, durante o  evento de divulgação dos resultados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha,  na véspera da abertura do Festival do Moscatel. “O objetivo é apresentar e servir os produtos certificados para o público desses dois importantes eventos, prestigiados pela comunidade local e regional, formadores de  opinião e turistas”, destaca o analista da Embrapa Uva e Vinho e também presidente da Afavin, João Carlos Taffarel.
    No total são 300 mil litros de vinhos e espumantes das vinícolas da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) -  com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas. São oito empresas associadas à Afavin que irão comercializar esses primeiros vinhos e espumantes com o selo IP Farroupilha:  Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini.
    Para serem avalizadas, as bebidas passaram por análises laboratoriais e degustação às cegas no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, sendo aprovadas por unanimidade pelos enólogos que compõem o Conselho Regulador da Indicação Geográfica (IG) Farroupilha. "Todos os produtos avaliados apresentam a tipicidade das uvas moscatéis, bem característica da região", avalia Mauro Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pela análise sensorial dos produtos.
   O certificado de registro da IG Farroupilha para vinhos finos moscatéis foi outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Afavin, em outubro de 2015. A IG Farroupilha possui a particularidade de ter, no interior da área geográfica delimitada, uma Região Delimitada de Produção de Uvas Moscatéis (RDPM), centrada na região tradicional produtora das uvas moscatos. A RDPM possui 129 km2, e dela deverão ter origem pelo menos 85% das uvas para os vinhos da IP Farroupilha. A principal variedade é a tradicional Moscato Branco, historicamente cultivada no município. Esta variedade não é encontrada em outras regiões produtoras fora do Brasil. As outras variedades autorizadas são todas moscatéis, incluindo: Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo.
Seleção de Vinhos: resultados 
    Os premiados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha serão conhecidos na noite do dia 1º de setembro, após a entrega de certificados aos primeiros produtos aprovados pela Indicação de Procedência Farroupilha . Serão agraciadas, conforme normas internacionais, 30% das 171 amostras inscritas por 12 vinícolas nesta edição. Os produtos foram avaliados por meio de análise sensorial no começo do mês de agosto, em treze categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; vinho frisante moscatel; espumantes moscatel e brut; e suco de uva. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium - ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação, com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
    Para conferir quais serão os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município, basta adquirir ingressos antecipadamente junto à Secretaria de Agricultura. O ingresso, ao valor de R$ 80,00, dá direito a jantar servido na sequência do cerimonial, acompanhado por vinhos, espumantes, frisantes e sucos farroupilhenses. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (54) 3261.6931 ou (54) 8115.5612.
    A promoção da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.   Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group, Agrovitti e Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Facchin Import & Export, Ever Intec, Guaresi, LNF Latino Americana, Irmãos Luvison, Sicredi, Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Tramontina, Vêneto Mercantil e Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  -  Ibravin;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha

Fonte: Imediata comunicação 

Comentários