Dia de Campo em Flores da Cunha reúne produtores de oito municípios da Serra

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


Com o tema 'Semeando Ideias para Colher Alimentos', mais de 1.300 agricultores de municípios da Região da Serra reuniram-se, nesta quinta-feira (15), em um grande Dia de Campo, nas propriedades das famílias Pagno e Bolsan em Flores da Cunha, na comunidade de Nossa Senhora do Carmo. O governador José Ivo Sartori participou da atividade.

O dia de campo de setembro promove a divulgação de tecnologias adequadas para a produção de frutas e hortaliças, a conservação dos recursos naturais e a segurança e saúde do trabalhador.

De acordo com Sartori, o papel da Emater é fundamental para o desenvolvimento do estado e também, para colocar a agricultura familiar gaúcha em lugar de destaque no Brasil. "É um trabalho técnico de alta competência, que contribui com o pequeno agricultor, acrescenta valor e muda conceitos e culturas”, disse o governador, que estava acompanhado do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

Em três estações, extensionistas da Emater/RS-Ascar demonstraram tratamentos de pulverização eletrostática, manejo do solo e da água na fruticultura e alternativa de controle das doenças de solo em hortaliças. Os técnicos apresentaram questões sobre saúde e segurança do trabalhador, como o uso de protetor solar, energia fotovoltaica, cadastro ambiental rural e plano de recuperação ambiental.

Na ocasião, inventos de agricultores da região como máquina de colher uva, roçadeira para terreno em declive, suqueira e máquina de recolher pedras foram apresentados.

Nos últimos três anos, a Emater-RS promoveu mais de 7 mil visitas e cerca de mil eventos nos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Ipê, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha, incluindo dias de campo, oficinas, reuniões e intercâmbios.

“Já participei de muitas ações como essa, mas cada um tem sua particularidade. Creio que em Flores da Cunha é uma oportunidade para aprender coisas novas, técnicas para aplicar na minha propriedade localizada na comunidade de Travessão Cerro Lago”, destacou a produtora Nelsi Smiderle, presente no evento.


Fonte: SECOM

Comentários