Produtores recebem a Declaração de Implantação de Boas Práticas Agricolas- PAS UVA emitida pelo IBRAVIN

foto: Marilita Calgaro Scapinelo 


No dia 10 de novembro, em cerimônia no Restaurante e Churrascaria Scolaro, foi realizada a entrega da Declaração de Implantação de Boas Práticas Agrícolas do Programa Agricultura Segura – PAS – Uva para processamento Ciclo 2015/2016 para onze produtores vitícolas, destes, nove são cooperados da Cooperativa Agroindustrial Pradense (Cooprado). A declaração é emitida pelo IBRAVIN

O PAS UVA para processamento foi organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), e está sendo operado pela SEBRAE em parceria com o SENAI-RS e SENAR-RS, e promovido em Antônio Prado pela COOPRADO com o apoio da EMBRAPA UVA e VINHO.

A declaração foi entregue ao produtor que atingiu 100% dos itens críticos e no mínimo 60% dos não críticos na auditoria do programa. Segundo um dos editores do manual do PAS UVA, Samar Velho da Silveira, o programa inicia a migração do sistema convencional de produção de alimento sem resíduos químicos e biológicos. “Esse é um passo adiante no sentido de buscarmos uma produção sustentável com respeito ao meio ambiente, com respeito à saúde do consumidor e do agricultor. Estes produtores entram na história como precursores deste programa. O Programa de Boas Práticas Agrícolas é a base para se migrar com segurança para a produção integrada, por exemplo, ou para outros com forma segura de forma gradativamente.”

A adesão do grupo de produtores ao programa, foi elogiado pela representante do IBRAVIN, Janine Basso Lisboa, que destacou a iniciativa do instituto e a importância do passo que foi dado por eles e como isso irá beneficiá-los, não somente para sua saúde mas também em colocar no mercado uma produto diferenciado.

Para a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente do Munícipio pradense, Kátia Chilante Barata, a qualificação do produtor está se tornando uma exigência do próprio mercado que busca consumir produtos seguros. “Mudar hábitos de produção é um processo difícil, mas que é preciso, por isso, estas famílias estão de parabéns pela iniciativa e pela participação neste processo.”

Para a Cooprado, que aderiu ao programa e o promove em Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul aos associados e produtores interessados, o PAS UVA fortalece o que a entidade busca, que é a preservar a saúde do produtor e do consumir e acima de tudo, oferecer oportunidades para fortalecer as famílias no campo, dando condições de valor, qualidade e sustentabilidade. “A mudança de cultura e de modo de viver é difícil, mas a persistência e a força de vontade são capazes de dar ótimos frutos. Parabéns a famílias participantes do PAS UVA, e sejam vocês os divulgadores deste programa para que tenhamos outras famílias participantes neste no futuro.”

Receberam a Declaração de Boas Práticas Agricolas os produtores: André Marin, Ivo Falavigna, Josmar Chilante Peretti, Valmor Susin, Nelson MAnera, Ariel Menon Lovatel, Jandir Pastore, Rosanete de Bona Veadrigo, Ivar Faraon, Maicol Zanella e Odair José Olejas, este produtor de uva de Muitos Capões. Eles foram orientados pela Engenheira Agrônoma Andreia Visentin Carra, que já orienta mais um grupo de mais de 20 produtores no PAS Uva ciclo 2016/2017.

Comentários