Agricultura x Carnaval

Por Olir Schiavenin

A pretensão da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense de levar críticas ao agronegócio no desfile de Carnaval do Rio de Janeiro nos causa muita preocupação e indignação.
Trata-se de um equívoco, um preconceito e um desrespeito aos agricultores brasileiros que são respeitados e reconhecidos no mundo inteiro.
Pessoas desinformadas e às vezes mal intencionadas propagam notícias sobre a agricultura sem ter um mínimo conhecimento sobre o assunto.
O samba enredo da referida escola, insinua que a destruição da natureza está ligada à produção agrícola, atribuindo ao agricultor a culpa de devorar matas, secar os rios e contaminar o meio ambiente com o uso dos agrotóxicos, o que não é verdade.
Não se pode admitir a divulgação de ideias erradas sobre a atividade agrícola.
Querem passar a mensagem que o produtor rural é o responsável por tudo o que acontece no meio ambiente e que ele não está preocupado com sua sustentabilidade, o que é um absurdo e uma grande inverdade. O produtor rural é severamente fiscalizado e cumpre com todas as normas e regras ambientais estabelecidas.
Os avanços tecnológicos tem permitido uma produção agrícola cada vez mais sustentável e nossos produtos são certificados.
Os agricultores adotam as boas práticas agrícolas. Tem caderno de campo, obedecem a dosagem e carência dos produtos e usam defensivos agrícolas com critérios de controle, respeitam as normas para garantir a preservação do meio ambiente e das espécies nativas.
O Brasil tem 61% do seu território coberto por matas, muito mais dos 20% exigidos por lei. Esse é um dado que poucos conhecem e que mereceria ser ressaltado nesse carnaval para que o mundo inteiro soubesse que os agricultores são os que mais se preocupam e preservam o meio ambiente, pois é da natureza que provém o sustento de suas famílias.

Olir Schiavenin - Presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua

Comentários