Aplicação de BTI para combater o mosquito borrachudo inicia neste sábado

FOTO:  Arquivo Prefeitura de Flores da Cunha 


O Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo, realizado pela Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inicia a primeira etapa de aplicação do larvicida Bacillus turinghiensis var. Israelensis ( o BTI), em rios e arroios.

O produto deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água, com intervalo de aproximadamente quinze dias entre cada ação. Sendo que a primeira etapa de 2017 ocorre neste sábado, dia 14, e com duas novas aplicações previstas para os dias 28 de janeiro e 11 de fevereiro. O larvicida biológico atinge apenas as larvas do mosquito borrachudo, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais.

Os técnicos também orientaram os agentes da comunidade, na data de entrega do BTI, para realizarem uma limpeza dos locais, como a retirada de galhos de árvores, o acúmulo de capim, e o lixo inorgânico (principalmente plásticos). Esses manejos ambientais evitam a proliferação dos mosquitos que depositam seus ovos em objetos imersos na água limpa e corrente.

Outra medida de controle incentivada é a preservação e recomposição da mata ciliar e o repovoamento dos rios e arroios com peixes, principalmente com o lambari, que é uma espécie predadora das larvas do mosquito borrachudo.

Em caso de chuva, os agricultores devem cancelar a aplicação, em virtude do aumento no volume de águas, que acaba reduzindo a eficácia do produto. A aplicação passa a ser realizada quando baixar o nível da água novamente.

Comentários