Campanha incentiva denúncia para combater abuso sexual de crianças

Foto: Divulgação 
Com a aproximação do Carnaval, época em que crianças e adolescentes estão mais sujeitos a abusos e exploração, a Secretaria da Saúde (SES) promove a campanha Por um carnaval sem violência sexual. Coordenada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ação prevê distribuição de material informativo aos municípios e às instâncias protetoras da infância e adolescência, como os conselhos tutelares. A SES convoca a sociedade para atuar em conjunto com o poder público.

Durante o período carnavalesco até o mês de março, materiais gráficos serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde municipais. O material conscientiza a população sobre a importância de denunciar qualquer suspeita ou conhecimento de casos de violência para o Disque 100, conselhos tutelares ou delegacias especializadas.

Mais de 80% dos casos de violência sexual registrados no estado são contra crianças e adolescentes. Em 2015, de um total de 1.934 casos notificados, 1.532 foram contra pessoas de 0 a 19 anos. Por dia, são registradas em média 4,1 notificações de violência sexual infanto-juvenil.

O Comitê Estadual é formado por representantes do poder público, como as secretarias estaduais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; e da sociedade civil, como as universidades e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Comentários