Confira dica de como evitar que os escorpiões apareçam no seu lote ou casa

Na foto, exemplar foi fotografado por Roni Vesentin. foto: reprodução Facebook





O Calor do verão e a busca por  alimento faz com que os  escorpiões saiam dos esconderijos e realizarem "visitas inconvenientes" em nossas casas e lotes. Esse bicho perigoso,  se alimenta de barata. Se há na casa ou quintal este inseto, há probabilidade de o aracnídeo aparecer.

  Portanto o que fazer para evitar a visita do escorpião?

 Preste atenção nessas dicas repassadas pela bióloga Luciana Batocchio que eliminam os chamados 3 A”s: Abrigo, alimentação e água que favorece o aparecimento dos escorpiões.
  
  • ·         Utilizar barreira física em portas e vedar ralos;
  • ·         descartar pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, que são os locais prediletos dos escorpiões;
  • ·         Mantenha a grama aparada;
  • ·         Não deixe água parada em recipientes ao céu aberto;
  • ·         Evite o surgimento de baratas; mantenha limpo,  áreas de armazenamento, cozinhas, despensas, fornos,  freezers, estufas e coifas, sob pias, sob bancadas, atrás de quadros, painéis, caixas de interruptores, pés vazados de mesas, cadeiras, ao longo de tubulações, áreas térreas, tubulações, caixas de esgoto, caixas de gordura, caixas de passagem, caixas de força, ralos, cisternas, tubos de queda, áreas de serviço, banheiros, atrás de cortinas.
  • ·         Se sua casa estiver perto de um terreno baldio ou áreas de mata solicite a orientação de profissional  especializado, para receber orientação para realizar uma dedetização para controle. A bióloga ressalta que o escorpião pode ser eliminado com uso de produtos micro capsulado somente se for atingido diretamente com o produto. A dedetização do ambiente ajudará a manter  afastado por um tempo o aracnídeo, por isso é importante que sejam tomadas as providências acima.
  • ·         Lembre: se por acidente for picado, solicite ajuda e vá ao  pronto socorro mais próximo. Se possível mate o escorpião cortando-o ao meio e leve-o consigo, assim o médico saberá repassar o tratamento adequado.





Comentários