Secretaria da Agricultura e Ibravin realizou treinamento sobre o novo sistema do Cadastro Vinícola

Proprietários, enólogos e contadores de empresas vinícolas gaúchas participaram do encontro em Bento Gonçalves. Foto: Graziela Poletto


Cento e quarenta proprietários, enólogos e contadores de empresas vinícolas gaúchas participaram em dezembro, em Bento Gonçalves, do primeiro treinamento sobre o Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin). o Novo sistema foi  implantado em 1º de janeiro de 2017 no Rio Grande do Sul. Realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a iniciativa esclareceu as principais dúvidas a respeito do novo Cadastro Vinícola, que substituirá o Sistema Integrado de Declarações Vinícolas (Sisdeclara).

Durante duas horas, a chefe de Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapi, Fabíola Boscaini Lopes, o diretor Técnico do Ibravin, Leocir Bottega, e o técnico de informática da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Mauro Lipp, mostraram e exemplificaram aos participantes as alterações que estão sendo realizadas.

“O Sisdevin é a atualização do sistema atual, o Sisdeclara. É um sistema reformulado, uma versão mais moderna, com mudanças em alguns itens, mas ele está mais simples”, sintetiza o diretor Técnico do Ibravin, Leocir Bottega. “Foram dados os primeiros passos para a implantação do sistema. Como a migração está sendo gradativa, haverá outros treinamentos, provavelmente ainda no primeiro trimestre de 2017”, adianta.

A apresentação feita neste treinamento pode ser conferida no link http://www.ibravin.org.br/Downloads, em Sisdevin. Dúvidas relacionadas ao assunto devem ser esclarecidas com o departamento técnico do Ibravin, pelo (54) 3455.1800.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DOS PARTICIPANTES*

O que muda do Sisdeclara para o Sisdevin?
O que muda especificamente é a codificação do produto. Ao invés da empresa usar seu código interno, usará um código oferecido pelo sistema, o Código de Rastreabilidade (CR). Esse será um código único para todas as etapas do produto. A principal inovação deste sistema é a questão da rastreabilidade de todos os produtos enquanto processos de elaboração, independente de quantas empresas ele passa até a saída da indústria para o consumo.
Outra mudança é que a partir de agora o estado do Rio Grande do Sul está assumindo a manutenção do sistema, o que antes era feito pelo Ibravin.

Qual o prazo para as empresas gaúchas se adequarem ao novo sistema?
A Seapi-RS está sugerindo que as empresas se enquadrem em 1º de janeiro de 2017, porém, caso não cumpram, elas não serão punidas. O que se alerta é que as vinícolas que não se adequarem agora terão mais trabalho depois, pois terão que converter o estoque para o novo código do produto.

Quem precisa fazer o Sisdevin e qual o valor para isso?
Todas as vinícolas gaúchas cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) precisam fazer. O sistema Sisdevin não tem custo e nem a declaração efetivada. Interessados em se regularizar devem entrar em contato com departamento técnico do Ibravin, pelo (54) 3455.1800.

* Questionamentos respondidos pelo diretor Técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Leocir Bottega.

Comentários