Fecouva atrai 20 mil visitantes a Otávio Rocha

Foto: Divulgação 
O distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, encerrou na noite deste domingo, dia 26, sua 13ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 3ª Festa do Moranguinho. Durante os nove dias de programação, o distrito recebeu aproximadamente 20 mil visitantes, registrou o consumo e distribuição de 2,5 toneladas de uvas e morangos e serviu mais de 3 mil refeições no salão paroquial e no Parque de Exposições. Os expressivos números são resultado do trabalho voluntário de toda a comunidade de Otávio Rocha, que, junto à diretoria, comissão organizadora e corte, realizou a edição cinquentenária da Fecouva – evento realizado desde 1966.
Os destaques do último final de semana ficaram por conta da gastronomia, com almoços típicos e menarosto, além do desfile de carros alegóricos, que levou para a Avenida Uva Itália o enredo do cinquentenário da celebração, reunindo mais de 20 alegorias e 200 figurantes. Foram shows, o 1º Torneio de Quatrilho (o vencedor foi Ivo Trentin) e as Olimpíadas Coloniais (venceu a dupla Tânia Vera Trentin e Luiz Filipe Simionato), que alegraram moradores e visitantes. O encerramento teve a tradicional pisa das uvas, quando a corte, formada pela rainha Evelyn Marzarotto e pelas princesas Ingrid Molon e Kellen Casagranda, arregaça o vestido, tira o salto alto e trabalha em uma das práticas mais tradicionais do processo de vinificação, a pisa das uvas. Com essas uvas, será elaborado o Vinho das Soberanas, que deverá ser lançado na 14ª Fecouva e 4ª Festa do Moranguinho.
Finalizaram o domingo os discursos emocionados do vice-presidente Michael Molon, do presidente Darci Dani e também das soberanas. “Agradeço a todos vocês, a Fecouva é feita para vocês, feita para mostrar a todos o orgulho de morar aqui, nossa cultura, tradições, mas principalmente homenagear os nossos agricultores e suas produções”, valorizou a rainha Evelyn. “Que a união permaneça sempre entre nós, pois é isso que nos difere de outros lugares e nos possibilita realizar uma festa como essa”, discursou a princesa Ingrid, complementada pela princesa Kellen: “Eu como soberana fico feliz em ter ajudado a construir este momento grandioso, fica meu sentimento de gratidão e saudade”. Dani também deixou sua homenagem a toda a comunidade de Otávio Rocha. “Me emociono em ver essa comunidade unida e fazendo a festa acontecer. Muito obrigado a todos”, emocionou-se o presidente. “Otávio Rocha é exemplo de trabalho comunitário. Quanta beleza nesta festa, vida longa à Fecouva”, finalizou o prefeito Lídio Scortegagna.

Novidades
A edição de 2017 da Fecouva e Festa do Moranguinho reuniu originalidade como a reformulação do espaço físico, sendo a festa espalhada por toda a vila e com exposição de produtos diversos. A integração da comunidade de forma concreta por meio das embaixatrizes Andressa Ferrari, Gabriela Letícia Boff e Letícia Debastiani, os passeios de Tintim, a integração nas mídias sociais e os eventos esportivos foram marcantes nesta edição. Durante a semana, as palestras técnicas marcaram a programação, reunindo produtores não somente de Flores da Cunha, mas também de diversos municípios da Serra Gaúcha.
A Fecouva é uma realização da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, com o apoio da Prefeitura de Flores da Cunha. Sua próxima edição será realizada daqui a quatro anos, em 2021.

Os números da Fecouva 2017:
- 20 mil visitantes;
- 2,5 toneladas de uvas e morangos consumidos e distribuídos;
- 3 mil refeições no salão paroquial e Parque de Exposições.

Comentários