Estados do Sul poderão unificar inspeção de produtos de origem animal

Na primeira reunião de 2017 do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, o Codesul, nesta quarta-feira (8), na Rural Show em Cascavel, no Paraná, os governadores José Ivo Sartori, Beto Richa (Paraná), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Raimundo Colombo (Santa Catarina) assinaram resolução que prevê unificar a inspeção de produtos de origem animal. Com isso, o serviço pode ser realizado por servidores estaduais e empresas credenciadas para essa finalidade.

A proposta deve ser submetida à apreciação das assembleias legislativas. Se aprovada, dará permissão aos estados de reconhecimento bilateral na fiscalização de produtos de origem animal. Isso significa que um produto vistoriado em um estado não precisaria novamente ser verificado em outro estado que faz parte do Codesul, como exige o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).

Na reunião, Sartori reafirmou o papel estratégico do Mercosul e convidou os governadores a participarem do Encontro Brasil Sul e Argentina, no dia 31 de março, em Porto Alegre, para debater novas alternativas de integração. "Buscaremos juntos conseguir novos mercados", afirmou, lembrando do trabalho iniciado com a missão governamental do Rio Grande do Sul à Argentina em 2016.

O presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul Americano (Zicosur), Juan Luis Mansur, governador da Província de Tucumán, disse que somando e articulando forças a região tem potencial para alimentar grande parte do mundo. Na terça-feira (7), Sartori e o presidente argertino, Maurício Macri, trataram do encontro, durante reunião de trabalho em Brasília.

Outros temas que entraram em pauta foram a criação de ouvidoria para o BRDE, atendendo à exigência do Banco Central (Bacen), e a aprovação de flexibilização das condições de crédito para ampliar e facilitar as operações no Mato Grosso do Sul, além da aprovação de financiamento para agroindústrias de produtores do Paraná.

Sobre a feira

A mostra paranaense dá a largada no calendário de grandes feiras agropecuárias do Brasil e vai até o dia 10. O Show Rural Coopavel é o maior evento do agronegócio no Paraná e um dos mais importantes no país, com repercussão internacional. Promovida pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, a feira é um espaço de difusão de novas tecnologias para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais, trazendo o que há de mais moderno em termos de máquinas, equipamentos e técnicas de utilização sustentável do solo.

Comentários