Expointer é lançada em Porto Alegre


Em clima de otimismo e com a perspectiva de recorde na safra de grãos - na faixa de 33,4 milhões de toneladas, foi lançada nesta terça-feira (14), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, a Expodireto Cotrijal 2017. No evento, o governador José Ivo Sartori afirmou que a feira une inovação, pesquisa e oportunidades de novos negócios, como um "um patrimônio da sociedade".

De acordo com Sartori, o agronegócio é o setor que responde diretamente por cerca da metade do PIB do Estado, ressaltando ainda que a mostra é um exemplo do trabalho cooperativo que dá certo. "O evento é uma grande marca para a vida do Rio Grande do Sul assim como a Expointer, que começa no último sábado de agosto", ressaltou Sartori.

Em sua 18ª edição, a Expodireto Cotrijal, ocorre entre os dias 6 e 10 de março, em Não-Me-Toque, no parque da Expodireto, que fica às margens da ERS 142.

Neste ano serão mais de 500 expositores nacionais e internacionais de máquinas e equipamentos para a produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades vindos de aproximadamente 70 países. No ano passado, o faturamento ficou na casa de R$ 1,5 bilhão. Em 2016, a feira recebeu mais de 210 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é de que o faturamento seja pelo menos 15% acima do ano passado.

O presidente da Expodireto e da Cotrijal, Nei Mânica, destacou que desde o início a feira busca trazer tecnologia e oportunidades de negócios, além de melhorar a renda e a qualidade de vida dos produtores. Junto a isso, o evento será palco de temas de interesse do setor como a reforma da previdência e a aposentadoria rural. Mânica elogiou as ações que o governo vem implementando e disse que o Rio Grande terá um novo caminho.

Programação

Além dos espaços para conhecer as novas tecnologias e ver o que de mais moderno está sendo feito no setor primário, a programação da Expodireto inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja (28ª edição), Fórum do Milho (9ª Edição) e o Fórum Estadual do Leit (13ª Edição).

Estão previstos eventos promovidos pela Emater RS/Ascar, o Fórum Florestal e o Fórum da Agricultura Familiar, além da 6ª Edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista do Fórum Soja Brasil.

Semente de Ouro

Em sua 13ª edição, o Prêmio Semente de Ouro terá como homenageado o sócio-fundador da Brasoja Corretora de Cereais e Agro Corretor, consultor e palestrante Antônio Sartori. A entrega do troféu será no dia 6 de março, às 16h, no Auditório Central do Parque da Expodireto Cotrijal.


A premiação é uma promoção da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, em parceria com a prefeitura e a Cotrijal, que busca valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e do agronegócio.

Estiveram presentes o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o presidente da Emater, Clair Kuhn, deputados estaduais e representantes do setor.

Fonte:site do governo
Foto: divulgação

Comentários