Ipê lança 3ª edição da EXPOIÊ para valorizar produção agropecuária regional

Prefeito Valério Marcon. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Governador prestigiou o evento
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

 Ipê realizou na quinta-feira, 16 de março o lançamento da 3ª edição da  Expo Ipê. Considerada a capital nacional da agroecologia, a cidade de seis mil habitantes festeja a produção agropecuária de  21 a 23 de abril. A cerimônia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, teve a presença do governador José Ivo Sartori, soberanas do evento, prefeito Valério Marcon, comissão organizadora e representantes das entidades parceiras.

Para o governador, o Estado tem a obrigação de estimular a cultura e a produção local. "O Galpão (Crioulo) serve para lançar todos os eventos que expressem a cultura e a produtividade gaúcha", avaliou. "É uma oportunidade de valorizar e colaborar com o crescimento dos setores produtivos rurais, abrindo portas para mostrar as belezas naturais e a hospitalidade do povo ipeense", afirmou.

Questionado sobre a concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Sartori destacou a importância do grupo alemão Fraport assumir a concessão por 25 anos. "Será de grande relevância para o Estado por incentivar o turismo, qualificar o deslocamento das pessoas e agilizar o escoamento da produção", enfatizou. Nesta quinta, os alemães arremataram a licença de uso por R$ 382 milhões. A empresa dirige nove aeroportos pelo mundo, entre eles o de Frankfurt - um dos principais da Europa - e Hannover, na Alemanha.


Segundo o prefeito Valério Marcon, "a festa valoriza o empreendedor rural, a agricultura familiar e o agronegócio, além de oportunizar negócios". Haverá exposições de gado de leite e de corte, ovinos, equinos, pequenos animais, máquinas e implementos agrícolas. Diversas atividades culturais, como mostra de carros antigos e shows, também estão programados. O esporte e lazer serão representados pela rústica e mini rústica Ipê Faz Bem.
Presidente do evento Valdir Bueno. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Conforme o presidente do evento, Valdir Bueno, o evento de lançamento foi um sucesso. "Acreditamos que deu uma enorme visibilidade para o evento em si. A expectativa da organização é receber nos três dias de evento um público superior a 15 mil pessoas."

O evento é uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Cooperativa Agropecuária Ipê, Cooprado, Acisa, Emater, Econativa, Centro Ecológico, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipê, Sindicato Rural de Antônio Prado, Ipê e Campestre da Serra, Clube Ideal e entidades municipais.

Mais informações sobre a exposição no e-mail agricultura@ipe-rs.com.br.

Comentários