Gemellagio e monumento ao imigrante homenageiam Dia da Etnia Italiana


No sábado dia 20 de maio, dia da Etnia Italiana, o município de Nova Roma do Sul inaugurou o Monumento ao Imigrante e  assinou o gemellaggio com a cidade de Cavaion Veronese( Itália). O governador José Ivo Sartori e a primeira-dama Maria Helena Sartori testemunharam, o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, e a prefeita italiana Sabrina Tramonte, firmarem tratado de cidades irmãs - gemellaggio. O cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti, participou da cerimônia e agradeceu ao governador pelo acordo e apoio.

Em outro ato, foi inaugurado o Monumento ao Imigrante, na Praça da Matriz, citado pelo governador em conversa no Palácio Piratini, quando recebeu, na quinta-feira (18/05), o embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, com quem tratou de parcerias público-privadas, investimentos, turismo, educação e cultura entre o RS e a Itália. O Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul foi instituído pela lei 11.595/2001 - projeto de autoria de Sartori quando foi deputado estadual.

Gemellaggio

O tratado de cidades irmãs significa comprometimento mútuo na promoção do intercâmbio de informações relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico das duas comunidades. Envolve as áreas educacional, ambiental, agrícola e administrativa. Contempla ainda ações para a formação de jovens na área linguística, histórica e cultural, profissionais, trabalhadores, professores, além da formação de administradores para gestão pública municipal.
Fotos: Luiz Chaves/ Palácio Piratini

Comentários