Projeto "Ambiente Amigo" : três escoteiros realiza ação comunitária de conciêntização



Fotos:Divulgação
Em busca da insígnia de ação comunitária, distintivo entregue por ações desenvolvidas em prol da comunidade, os escoteiros Ricardo Comparin Marin, Vinícius Barbieri Martelo e Gustavo Andreghetti desenvolveram o projeto “Ambiente Amigo”. A ação comunitária iniciou em maio e busca a conscientização sobre a forma correta da separação do lixo, enfatizando o lema: lugar de lixo é na lixeira.  “Por exemplo, nas ruas 15 de outubro e Ramiro Barcelos havia muito lixo jogado no chão. Elaboramos lixeiras para os dois tipos de lixo, orgânico e reciclável, usando galões de shampoo e produtos de limpeza” relatou Ricardo. 
Por serem ruas de grande circulação pública, lixo espalhado durante as chuvas fortes acumula-se nas bocas de lobo, obstruindo o escoamento da água. “As bocas de lobo sempre estavam cheias de lixo”, conta Neide Comparin Marin, que acompanha e auxilia as crianças no projeto. 
A mudança no comportamento das pessoas pode ser observada nesses poucos dias de colocação das lixeiras, dos cartazes e distribuição do material. Eles divulgaram muito bem, com interesse. É uma bela participação nesta conscientização. Merecem os parabéns”, disse Karem Comparin Marin, dona de uns dos estabelecimentos visitados na ação.
A limpeza dos locais onde foram fixados os depósitos de lixo e a roçada mensal, serão realizadas por eles durante três meses, relatou um dos mentores do projeto.
Para a Chefe Escoteira Renata Tormena, a ação leva a todos a refletir sobre nossas atitudes perante o meio ambiente: “Como diria nosso fundador Baden Powell ‘Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou’. Acredito que esta frase resume o quão significativo é a iniciativa desses três escoteiros neste projeto. Estamos acompanhando o esforço e a dedicação de colocar o projeto em pratica e o quanto eles estão mobilizados em melhorar o ambiente em que vivem. Todos os chefes sentem-se muito orgulhosos em saber que nossos jovens estão preocupados em melhorar o mundo. E que este projeto sirva de exemplo, que possa mobilizar outros jovens e também nossa comunidade. Muito legal a participação dos vizinhos, que liberaram a colocação das lixeiras. Agora vamos colaborar com estes três escoteiros e colocar o lixo no lixo. ”
Lembre-se: tudo que você jogar para a natureza, ela lhe devolverá um dia. Separe o lixo corretamente e coloque na lixeira. 
A Insígnia da Ação Comunitária tem o objetivo de despertar no jovem o espírito da ação, pró-atividade e serviço ao próximo. É uma excelente oportunidade para contribuir com a comunidade e ajudar a fazer a diferença.

Comentários