Palestra sobre Agricultura Familiar na Escola Santana

foto: divulgação EMATER


A EMATER de Antônio Prado e a Escola Estadual Santana promoveram palestra sobre a agricultura familiar sustentável. O evento, realizado no dia 13 de junho nas dependências da escola, teve seu foco principal o tema Conhecendo a Propriedade, assunto que será debatido no próximo trimestre em sala de aula e apresentou aos estudantes e pais ideias de agricultores da região nordeste do Estado, que trouxeram a diminuição da penosidade do trabalho para as famílias rurais, como o caso da Máquina de Colher Uva (fabricada em Nova Roma do Sul) e da Roçadeira Articulada para Terrenos em Declive (adaptada em Cotiporã). Com isso, a palestra teve por objetivo fazer as famílias despertarem o fazer algo diferente na propriedade.

Durante a parte da manhã foram feitas palestras voltadas ao público infantil e adolescente, sendo que foram tratados assuntos de suma importância e que fez com que eles percebessem seu real valor na produção de alimentos a nível nacional e estadual, como também técnicas e práticas que eles mesmos podem realizar na propriedade.

Na parte da tarde o foco foi os pais dos alunos da escola, deste modo foi também abordado sobre a importância do trabalho que desenvolvem a título de estado e nacional, bem como sobre a sucessão familiar.

A agricultura familiar hoje é responsável por produzir cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, e movimentam 40% do PIB do Rio Grande do Sul (Fonte: Censo agropecuário 2006, IBGE), deste modo, perante esses dados, já se percebe a importância da agricultura familiar na vida de todos os consumidores.

Sobre o tema conhecendo a propriedade



Comentários