Semana do Meio Ambiente da UCS enfoca sustentabilidade e turismo


Imagem ilustrativa/internet
De 1º a 7 de junho, atividades abordam alimentação orgânica, responsabilidade socioambiental, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental e turismo sustentável

A ecologia estará em alta de 1º a 7 de junho na Universidade de Caxias do Sul. Com enfoque na sustentabilidade e no turismo, as atividades da Semana do Meio Ambiente – estabelecida internacionalmente em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho – terão como destaques três eventos acadêmicos (sobre alimentação orgânica, responsabilidade socioambiental e gestão de resíduos sólidos) e um curso de extensão (de Boas Práticas para Educadores Ambientais), em Caxias do Sul e em Bento Gonçalves. Além disso, de 8 a 11 de junho ocorre a terceira edição do Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos – III Ambientur, promovido pela UCS, em Antônio Prado.
“É um momento para reflexão e conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental”, classifica o coordenador geral da Semana do Meio Ambiente na UCS, Gilson César Borges de Almeida. As ações ocorrem no contexto das comemorações do cinquentenário da instituição, completados em 2017, e também se conectam a uma ampla atuação da UCS, por meio de grupos de pesquisa, do ensino e das atividades de extensão, que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região e do país.
Dentre as ações pioneiras da UCS na área está a implantação do doutorado em Direito Ambiental, o primeiro com essa abordagem no país. As inscrições para a primeira turma estão abertas até 16 de junho, e as aulas devem se iniciar em agosto.
Confira, a seguir, as principais atividades da Semana do Meio Ambiente da UCS. Detalhes sobre cada uma podem ser acessado a partir do link www.ucs.br/semana-do-meio-ambiente-2017/.

EM CAXIAS DO SUL

SEMANA DO MEIO AMBIENTE E DO ALIMENTO ORGÂNICO - AGROBIO
De 1º a 7 de junho de 2017, no auditório do Bloco 57 - campus-sede
Promoção - Liga Acadêmica de Agroecologia; Diretório Acadêmico de Agronomia; Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas; Museu de Ciências Naturais; Curso de Agronomia; Curso de Ciências Biológicas; Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agricultura Sustentável; Área do Conhecimento de Ciências da Vida.
Inscrições – gratuitas, podendo ser feitas até o dia 5 de junho.
Programação – Inclui palestras sobre agroecologia, manejo de produção e gestão ambiental, entre outra. Veja em www.ucs.br/eventos/semana-do-meio-ambiente-e-do-alimento-organico-agrobio/

BOAS PRÁTICAS PARA EDUCADORES AMBIENTAIS
Dias 2 (sexta, das 18h às 22H) e 3 (sábado, das 8h às 12h) de junho, no Museu de Ciências Naturais, sala 106 - campus-sede
Promoção - Pró-Reitoria Acadêmica
Curso de extensão destinado à capacitação profissional para atuação em atividades de sensibilização ambiental em espaços de educação não formal (museus, jardins botânicos e zoológicos).


EM BENTO GONÇALVES

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS
Promoção - Curso de Ciências Biológicas do CARVI, Curso de Pedagogia do CARVI
Programação
Dia 6 de junho, às 19h30 - palestra: Responsabilidade Socioambiental: Case Escola Ayni de Guaporé - Tiago Berto, fundador da Escola Ayni de Guaporé.
Local: auditório do Bloco B
Inscrições – gratuitas, devendo ser feitas até as 16h do dia 6 pelo sitewww.ucs.br/eventos/semana-do-meio-ambiente-da-pedagogia-e-biologia/
De 5 a 9 de junho - Exposição de desenhos científicos de Adriana Tolotti.
Local: saguão do Bloco A
Informações - Central de Atendimento - Educação Continuada - Bloco B - Sala 210 - Campus Universitário da Região dos Vinhedos - Telefone: (54) 3449-5209 - econtinuada-carvi@ucs.br

CLASSIFICAÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Dia 7 de junho, quarta-feira, às 19h45min, no auditório do Bloco B do CARVI
Atividade: Palestra com a engenheira ambiental da Fundação Proamb, Carolina M. Couto Pereira
Objetivo: Promover integração e discussão entre alunos de todos os cursos da UCS-CARVI a partir de um tema relacionado à área ambiental.
Inscrições – gratuitas, podem ser feitas até as 16h do dia 7 pelo sitewww.ucs.br/site/eventos/classificacao-e-gestao-de-residuos-solidos/
Informações - Central de Atendimento - Educação Continuada - Bloco B - Sala 210 - Campus Universitário da Região dos Vinhedos - Telefone: (54) 3449-5209 - econtinuada-carvi@ucs.br

EM ANTÔNIO PRADO
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE GESTÃO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS - III AMBIENTUR
De 8 a 11 de junho, no auditório da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Promoção - Universidade de Caxias do Sul e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), com apoio da CorsandComitê Taquari-Antas, dBento Convention Bureau, dSindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SERGH) e dSamburá Caça e Pesca.
Inscrições – pelo site www.siambiental.ucs.br/ambientur/.
Objetivos - Promover o debate sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos e a consolidação do turismo de aventura, do ecoturismo e do turismo rural.
Atividades - Dirigido a empresários, profissionais, gestores públicos, professores, pesquisadores e estudantes das áreas do turismo, gestão ambiental e engenharia ambiental, bem como demais profissionais interessados em ambientalismo, o III Ambientur terá palestras e painéis para discussão das temáticas do evento nos dias 8 e 9. No final de semana, dias 10 e 11, serão oferecidas práticas como caminhadas, pedaladas e passeios turísticos (confira a programação no site oficial).

Comentários