Sessão do Aluno Cidadão Ipeense é um sucesso



Na noite desta terça-feira, 22, foi realizada a Sessão Plenária conduzida pelos alunos do Projeto Aluno Cidadão Ipeense 2017. Os alunos conduziram uma sessão nos mesmos moldes que os vereadores conduzem.

Responsabilidade e espírito comunitário foram os sentimentos transmitidos pelos alunos através das proposições apresentadas. Os vereadores “mirins” apresentaram três indicações, um requerimento e dois projetos de lei legislativo. (vide abaixo)

Para o Presidente da Câmara, vereador Paulo Roberto Agustini, os alunos deram uma aula de cidadania, conduzindo com muita seriedade a sessão e apresentando demandas reais da população.

Para o aluno cidadão Rafael Andreeta Salvador, a participação no projeto pelo segundo ano, só confirmou sua vontade de um dia ser também um representante do povo.

O Projeto Aluno Cidadão Ipeense iniciou em 2015 através do Projeto de Resolução nº 004/2014 proposto pelo vereador Paulo Roberto Agustini e neste ano a proposta foi de discutir sobre democracia, cidadania e o liderança.

O cronograma contempla ainda a participação do Desfile de 7 de Setembro e visita a Assembleia no mês de outubro.


Confira as matérias apresentadas pelos alunos

- Indicação nº 001/2017, de autoria dos alunos Giovani Grazziottin Bazzanella, Vitor Abreu Furtado e Gean Carlos Macedo Vieira da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo, indicando para que seja vista da possibilidade de ser reformada e ampliada a academia localizada na Praça Padre Antônio Alessi, em Vila São Paulo, Terceiro Distrito de Ipê. Que se concretiza o concurso, o qual os alunos da Escola São Paulo participaram em 2014, pois o mesmo ainda não foi totalmente concluído; a idealização do projeto trará a iluminação das lâmpadas nos postes, e a fixação das placas que se encontram derrubadas e/ou retiradas dos seus lugares.

- Indicação nº 002/2017, de autoria das alunas Daniele Luz de Oliveira, Katiane Ferreira Ribeiro e Samara Andreta Chiaparini da Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato, indicando para que seja realizada a reforma da Praça da Emancipação, localizada na entrada principal do município.

- Indicação nº 003/2017 de autoria dos alunos Gustavo Marchi Pedroso, Rafael Andreeta Salvador, Junara da Silva Pimentel e José Fernando Bueno Velho da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, indicando para que seja realizado um trecho de calçamento na Rua Sete de Setembro, próximo à Lavagem Central, pois é de suma importância para o nosso município, visando a qualidade das pessoas que residem em volta, gerando melhor qualidade de vida e oportunizando melhor trefegabilidade de veículos e pedestres.

- Requerimento nº 001/2017 de autoria das alunas Gabriele Suzana Gromovski André, Maria Júlia Carvalho de Andrade, Luíza Sherner Zanotto da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Plácido Damiani requerendo que os Poderes Executivo e Legislativo do Município de Ipê oficiem à Diretoria do DAER, da possibilidade de ser instalada uma lombada eletrônica ou pardais nas proximidades da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Plácido Damiani, situada na ERS 122, KM 138, Capela Nossa Senhora das Graças, Vila Damiani, no Município de Ipê.

- Projeto de Lei Legislativo nº 001/2017, de autoria das alunas Daniele Luz de Oliveira, Katiane Ferreira Ribeiro e Samara Andreta Chiaparini da Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato, o qual “Institui o Dia Municipal do Meio Ambiente”. Pela proposta o Dia Municipal do Meio Ambiente seria comemorado no sábado subsequente ao Dia Municipal do Meio Ambiente 05 de junho de c ada ano.

- Projeto de Lei Legislativo nº 002/2017, de autoria das alunas Lucieli Giubel e Évelin Minozzo Zanotto da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle – Vila Segredo, o qual “Institui a ‘Semana Municipal de Conscientização sobre a Doação de Sangue’, e estabelece procedimentos com o propósito de conscientizar, incentivar e divulgar a doação de sangue no Município de Ipê”. Pela proposta das alunas, a Semana Municipal de Conscientização sobre a Doação de Sangue seria realizada na semana do dai 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue.

Comentários