Projeto leva conhecimento sobre Cavalos Crioulos aos estudantes caxiense


Pelo terceiro ano consecutivo o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, entidade filiada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos que abrange 14 municípios na região de Caxias do Sul, desenvolve durante a Semana Farroupilha deste município o projeto Cavalo Crioulo nas escolas. O projeto, entre outras coisas, visa apresentar o Cavalo Crioulo para as Escolas publicas das redes municipal e estadual nas séries de ensino fundamental e enfatizar o fato do Cavalo Crioulo ser animal simbolo e patrimônio cultural do estado.
E neste ano de 2017 o projeto teve seu inicio na ultima quinta-feira (14/09), sendo que as apresentações ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nandi, Loteamento Parque das Rosas II - Bairro Desvio Rizzo e Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi, Loteamento Arcobaleno - bairro Esplanada. Cerca de 50 crianças em cada escola, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades que integram os festejos alusivos à Semana Farroupilha do Município.
No pátio das instituições, os estudantes participaram de palestra proferida pelo ex-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, Sebastião Teixeira Corrêa, sobre o cavalo crioulo, sua história, origem, características e como se tornou um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Na sequência, os alunos tiveram contato com um cavalo crioulo, e aprenderam sobre os utensílios e como encilhar o animal. Conforme ressalta Sebastião Teixeira Corrêa presidente do Núcleo dos Vinhedos "Hoje iniciamos um dos mais importantes projetos cívicos-culturais já realizados dentro das festividades da Semana Farroupilha. Pelo terceiro ano consecutivo visitamos as escolas da rede pública Municipal e Estadual, levando o Cavalo Crioulo, símbolo oficial do estado para contar a sua história e falando da sua importância econômica e social."
As visitações as escolas terão sequência no decorrer da próxima semana, sempre sendo uma por turno de acordo com as condições climáticas, veja abaixo a programação completa das visitas a serem realizadas pelo Núcleo dos Vinhedos nas escolas publicas de Caxias do Sul.



PROGRAMAÇÃO
18/09 – Segunda-feira
10:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF KALIL SEHHBE.
16:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM OLGA MARIA KAYSER.

19/09 – Terça- feira

10:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF CORONEL JOSÉ PENA DE MORAES.
16:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEF CORONEL JOSÉ PENA DE MORAES.


21/09 – Quinta-feira
10:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na E.M.E.F Manuel Pereira dos Santos.
16:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM PROF. APOLINÁRIO ALVES DOS SANTOS

22/09 – Sexta-feira
10:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na E. M.E.F Américo Ribeiro Mendes
1:00 h Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM HENRIQUE EMÍLIO MEYER

Comentários