Embaixador da Itália no Brasil visita Antônio Prado

visita ao monumento ao Padre Pelegrini

No dia 31 de outubro, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a comunidade de Antônio Prado deu o seu “Benvenuto” (Bem Vindo) ao Embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, acompanhado do Cônsul Geral da Itália, Nicola Occhipinti, visitaram a cidade e foram recebidos com carinho pela comunidade e autoridades.

Vindo a convite do Projeto Memória e Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro, com o apoio da Prefeitura de Antônio Prado, Bernardini conheceu à cidade que possui o maior conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil. Para ele, a preservação do patrimônio material é fundamental para manutenção da cultura, mas mais ainda a preservação do patrimônio humano. “Não imaginava em ser recebido por tantos jovens, que são o futuro da preservação da cultura italiana”.

Segundo o prefeito Juarez Santinon, a vinda do embaixador demonstra a importância pra a preservação do patrimônio material e imaterial. “Agradecemos imensamente a distinção que o Embaixador nos concedeu visitando nosso município. A sua presença engrandece ainda mais os laços históricos e culturais entre Brasil e Itália. Preservar o nosso patrimônio, demonstra respeito a nossa terra mãe. Através desse respeito as nossas origens por isso sabemos ondo estamos e para onde vamos”.

O grupo de canto da Escola João XXIII, coordenado pela professora Maria Inês Bernardi Chilanti, cantou músicas do repertório da imigração italiana, em talian. Também houve a participação especial de Pedro Eduardo Pastore, oito anos, da Capela São Pedro de Antônio Prado, que cantou partes das músicas, O Sole Mio e Massolin de Fiori, dando a sua própria interpretação.

Na ocasião o Presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado entregou ao Embaixador um capitel de Santo Antônio, um livro Caminhos da Fé e um DVD do filme-documentário Brasil Talian. Já o prefeito e o coordenador do Comitê de Boas Práticas FenaMassa, Cândido Giulian, entregaram um cesta com produtos da FenaMassa para o Embaixador e o Cônsul da Itália.

Participaram da recepção ao Embaixador, alunos, professores, diretores das escolas de Antônio Prado, autoridades municipais e da região.

O Embaixador cumpriu agenda em Antônio Prado, participando da recepção na Igreja Matriz, da entrega dos materiais dos capitéis no Centro Cultural Projeto Memória/Moinho do Nordeste, juntamente com as representantes das escolas; visitou o Centro Histórico de Antônio Prado, passando pelo Museu Padre Schio, e foi recepcionado no Gabinete do Prefeito Juarez Santinon. Após foi servido almoço na sede da AABB de Antônio Prado, com animação do cantor Nelson Marcon.

Os trâmites legais da visita foram conduzidos pelo Cônsul Geral da Itália, Nicola Occhipinti, por meio do Consulado Geral da Itália.



Comentários