Programa Troca-Troca antecipa entrega de sementes a mais de 9,6 mil agricultores

foto: Divulgaçao

A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) autorizou, no dia 28/11, a entrega de sementes do Programa Troca-Troca - Etapa 2/Safrinha. Serão distribuídas 27.325 sacas de sementes de milho e sorgo, beneficiando 9.667 produtores vinculados a 181 entidades da agricultura familiar. A entrega foi antecipada este ano para que o agricultor adiante o plantio, permitindo maior produção e menor risco de influências climáticas durante o verão.

Conforme o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre da Silva Rodrigues, a secretaria acelerou processos burocráticos para antecipar o prazo. "Historicamente, as entregas se iniciavam em meados de dezembro", lembra o diretor. A expectativa dele é que as lavouras sejam concluídas ainda em dezembro, resultando em folga no calendário de agrozoneamento e plantio.

Nesta etapa, o valor total contratado chegou a R$ 5.958.108,00, sendo que o Estado participa com subsídio de R$ 1.158.166,80. Para o secretário Tarcisio Minetto, o apoio à produção de milho é estratégica na agricultura familiar, pois o cereal é fonte de proteína para alimentação animal, fundamental na produção da cadeia leiteira e importante para a rotação de culturas.

Criado em 1988, o Programa Troca-Troca leva ao campo sementes de milho e sorgo com subsídio de 28%. Com a ação, o governo do Estado estimula a produtividade, gerando desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida aos agricultores. Aproximadamente 25% da área de plantio do milho é feita com sementes do Troca-Troca.

Comentários