Vacinação contra a Febre Aftosa e Brucelose em Nova Roma do Sul

Foto: Ilustrativa

O Escritório de Defesa Agropecuária da Prefeitura de Nova Roma do Sul divulgou o calendário oficial das campanhas de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, que serão aplicadas nos meses de novembro e dezembro, respectivamente.

Febre Aftosa

Nesta etapa da campanha de vacinação, devem ser vacinados apenas os animais com menos de 2 anos, pois trata-se de um “reforço” da campanha de maio para os animais mais jovens.

Os produtores podem adquirir as vacinas durante todo o mês de novembro, devendo comparecer no Posto Veterinário (junto ao Setor de Talões, na Secretaria Municipal da Agricultura) para apresentar a nota fiscal de compra da vacina e o Atestado Oficial de Vacinação, até cinco dias úteis após a aquisição.

As vacinas podem ser adquiridas em qualquer agropecuária habilitada para o comércio das mesmas. O departamento alerta que em Nova Roma do Sul, apenas a agropecuária “Agroroma” é registrada e habilitada para o comércio desta vacina.

“A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, sendo de responsabilidade do proprietário dos animais.”, observa o médico veterinário, Gustavo Martins Erhardt.

Dúvidas devem ser esclarecidas no Setor de Talões da Secretaria Municipal de Agricultura, ou pelo telefone 54 3294 1005, com Ivanir ou Gustavo.

Brucelose

Durante todo o mês de novembro, os produtores rurais de Nova Roma do Sul devem cadastrar o número de terneiras para a vacinação contra brucelose que acontecerá no mês de dezembro.

As vacinas serão aplicadas entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2017, mas para usufruir da vacinação subsidiada pela Prefeitura, o produtor precisa indicar o número de animais que deseja vacinar em sua propriedade. O valor de cada dose é de R$ 10,00 e devem ser pagos no momento da aplicação.

“A vacina também é obrigatória, mas para todas as fêmeas entre três e oito meses, sendo uma dose única na vida do animal.”, explica Gustavo.

O cadastramento pode ser realizado presencialmente na recepção da Prefeitura Municipal, ou pelo telefone 54 3294 1005 com Andréia.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários