Morador de Antônio Prado encontra mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya

imagem Unimed Saude

Um morador da Rua Sete de Setembro encontrou e entregou ao setor de Endemias da Unidade Básica de Saúde - UBS Aparecida um mosquito medindo menos de um centímetro, cor café /preta com listras brancas no corpo e nas pernas, características de um Aedes Aegypti. Enviado ao laboratório da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde pelo setor responsável, após análise, houve a confirmação de que o mosquito é o transmissor das doenças da Dengue, Zika e Chikungunya.
O aparecimento do inseto faz um alerta para a comunidade e mobilizou a secretaria da saúde.  Que enviou equipe das agentes de saúde para realizarem visitação as casas e delimitar a área de foco em que o inseto foi encontrado. Armadilhas foram espalhadas pelo local e pela cidade para captura outros.
Para evitar a proliferação do mosquito é preciso prevenir descartando corretamente o lixo. Para isso verifique se há vasos locais com água parada e se houver presença de larvas em pátios e terrenos.
Em caso de duvida, busque esclarecimento junto aos Postos de Saúde ou pelos telefones (54) 3293 5664 (UBS Centro), (54) 3293 4147 (UBS Planalto) e (54) 3293 4222 (UBS Aparecida). 
Segundo a secretaria de saúde não há casos registrados de pessoas que tenham contraído a Dengue, Zika ou Chikungunya.

Saiba mais
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.
O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.


Comentários