Jovens participam de encontro da Juventude promovido pela FECOVINHO

Foto: Divulgação FecoVinho

A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) reuniu entre os dias 18 e 20 de maio, em Cidreira, no litoral gaúcho, cerca de 60 jovens agricultores familiares para discussão de temas relevantes para o cooperativismo, a juventude e a agricultura familiar. Os jovens pradenses Pablo Piazza Marsilio, Jéssica Lionço Carraro, Evandro Pastore, Daniel Lovison Bortolon, Adriano Simioni, Cristian Peretti, Elis Gobbi Vigolo e Mateus Forlin, participaram do evento que abordou a importância da permanência do jovem no campo, da inovação, da associação a cooperativa, o que é cooperativismo gaúcho e a sua importância na economia do RS. Além disso conheceram o programa Aprendiz Cooperativo do Campo, já executado na Serra gaúcha na Efaserra e com uma turma na Cooperativa Vinícola Aurora, e a plataforma de comunicação Geração Cooperação(ferramenta utilizada para aproximar o jovem do cooperativismo gaúcho em uma linguagem comum aos jovens, com a apresentação de conteúdos didáticos, sempre buscando educar, interagir e inspirar esse público).
Os jovens também trabalharam temas voltados à gestão da propriedade, o uso de novas tecnologias, custos e controles, e comercialização na agricultura familiar. Ao fim do encontro, no domingo (20/5), os participantes realizaram a conferência de encerramento e debateram o planejamento do movimento da juventude rural para 2018, com a apresentação dos resultados das tarefas da gincana.
Para o jovem Pablo Piazza Marsilio a participação no 1º Acampamento da Juventude mostrou a mobilização dos jovens da agricultura familiar. “Fico muito feliz pelo fato da juventude estar se mobilizando e buscando melhores condições para que possam permanecer na agricultura. É essencial que seja oportunizado aos jovens o poder de construção na sociedade, trabalhando junto com os seus Sindicatos e Cooperativas. Quero também parabenizar toda a organização do evento por apoiarem essa ideia.”  
O evento contou com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A realização foi da  Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva, Centro Ecológico de Ipê e Asstec Serra, com incentivo do Sicredi. O acampamento aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do RS.

Redação com informações da FecoVinho


Comentários