Coleta de embalagens de agrotóxicos acontece no dia 20 de agosto em Nova Pádua

Fotos: Janaína Novicki Obadowski
 Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente junto com a EMATER e Casas Comerciais  de Nova Pádua 
divulgaram na semana que passou, o cronograma da Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

Neste ano, a campanha será realizada no dia 20 de agosto, segunda-feira, em toda a cidade (ver tabela de horários) e, como no ano anterior, antes da campanha será entregue uma “colinha” para cada família de agricultores que entregarão as embalagens. Essa colinha tem como objetivo facilitar as anotações das embalagens limpas e separadas e divulgar os horários de coleta em cada comunidade – facilitando no quesito organização tanto para o agricultor quanto para quem receberá as embalagens.

Em 2017, a Campanha ocorreu 30 de junho, contou com a participação de 297 famílias e contabilizou um recolhimento de 65 mil embalagens vazias de agrotóxicos, sendo garrafas, galões, sacos, tampas e caixas de papelão. De acordo com estimativas realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a partir desses dados, o volume aproximado de agrotóxico utilizado em solo paduense entre os anos de 2016 e 2017 foi de quase 45 mil litros de produtos químicos.

A toxicidade desses produtos para a saúde do trabalhador rural são conhecidas quanto a intoxicações e alergias, portanto, o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, são indispensáveis para a preservação da saúde do agricultor. Além desses impactos causados na saúde dos usuários diretos, há também os impactos negativos causados à natureza, como a poluição da água e do solo que com o uso indiscriminado de agrotóxicos ou do cometimento intencional de crimes ambientais pode causar a redução da qualidade da água e aumento na morte da fauna e flora silvestre. Quem utiliza agrotóxicos sempre deve procurar assistência técnica e informações de fontes seguras para realizar aplicações adequadas aos cultivos, garantindo assim uma boa produção e um cuidado maior com a própria saúde e proteção da natureza.

Vale ressaltar que não haverá coleta na sede do município. Por isso, as embalagens devem ser entregues em uma capela. Participam da parceria a Comercial Agrícola Sonda, Cooperativa Santa Clara, Agrimar, Florença Agro, Agropro, Agrocaxias, Comercial Agrícola HF, Cooperativa Pradense e Cooperativa Agrícola Rio Branco.

ROTEIRO DE COLETA - DIA 20 DE AGOSTO

EQUIPE 1


• 8h às 9h:30min – Accioli

• 9h:45min às 10h:15min – Cerro Largo

• 10h:15min às 10h:30min – Cerro Grande

• 10h:30min às 11h:45min – Bonito

• 13h:30min às 14h:45min – Santo Antônio e Santo Isidoro

• 15h às 16h – Divisa

EQUIPE 2


• 8h às 9h:30min – Curuzu

• 9h:45min às 10h:30min – Belvedere Sonda

• 10h:45min às 11h:45min – Leonel

• 13h:30min às 14h:45min – Mutzel

• 15h às 16h – Barra



Comentários