Encontro reúne cerca de 90 aplicadores de BTI em Nova Pádua

Imagem: divulgação

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Nova Pádua, promoveu no dia 28 de junho reunião com os aplicadores de BTI do Município.
Durante o encontro, os aplicadores receberam orientações sobre a forma correta da aplicação do produto biológico, evitando o desperdício e aumentando a eficácia, uma vez que o material tem um custo muito elevado.

O BTI age somente na larva do borrachudo, portanto, o produto deve ser aplicado somente em água corrente, ou seja, córregos, arroios ou saídas de açudes. As aplicações devem ser feitas a cada 15 dias, simultaneamente em todas as propriedades, fechando assim o ciclo de três aplicações.
Para o secretário da Agricultura Samoel Smiderle, a Prefeitura está entregando o produto aos agricultores, que tem a responsabilidade de fazer a aplicação seguindo as orientações que foram dadas. “É importante que todos façam a sua parte e, para que o resultado seja percebido, apliquem de forma conjunta. O combate ao mosquito é um compromisso de todos nós", destacou Smiderle.

Para o Prefeito Ronaldo Boniatti, a Administração gasta em torno de R$ 20 mil reais por ano para a compra do BTI. “Nós estamos fazendo a nossa parte e precisamos da colaboração e auxílio da comunidade para garantir a eficácia dos resultados”, frisou Ronaldo.

Além da utilização do BTI, o controle das larvas também pode acontecer com a conscientização ambiental, por meio da preservação das matas ciliares em entorno de rios e córregos, evitando o lançamento de dejetos nos córregos e fazendo a limpeza de entulhos e galhos dentro dos córregos.

As palestras foram ministradas pela Coordenadora Estadual do Programa de Controle aos Simulídeos, da Secretaria Estadual da Saúde, Dra. Lúcia Mardini, e, o responsável técnico da Empresa Sumitomo Chemical Latin America, fabricante do BTI.

Também estiveram presentes no encontro, o Secretário de Obras, Celso Chiarani, vereadores e representantes da Empresa Matiello Comércio e Representações. O encontro foi finalizado com um jantar de confraternização.

O encontro foi realizado no salão da comunidade do Travessão Divisa.

Comentários