Colégio Estadual Ulisses Cabral vence o 9º Rally Científico de Caxias do Sul


1º lugar: imagem divulgação 

Tarefas práticas e teóricas no campo da Ciência e da Tecnologia integraram 21 escolas de municípios da região de abrangência da UCS, neste sábado. 

A pontuação geral de 6816 (de um total possível de 8350), obtida em uma série de desafios e tarefas, fez do Colégio Estadual Ulisses Cabral, de Antônio Prado, o campeão da 9ª edição do Rally Científico de Caxias do Sul – Despertar para a Ciência. A competição, que ocorreu ao longo deste sábado (6), em ações pelos blocos do campus-sede da Universidade, mobilizou mais de 200 estudantes de 21 equipes, formadas por estudantes de Caxias do Sul, São Marcos, Antônio Prado, Arroio do Meio, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi.
Nesta edição, a escola campeã recebeu, além de troféu, medalhas e brindes, um prêmio de R$ 1 mil. O segundo e terceiro lugares foram conquistados, respectivamente, pela Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha, e pelo CETEC Sede, de Caxias do Sul.

O dia começou cedo para os participantes. Por volta de 7h, as equipes já estavam no bloco J da UCS para organizar os seus QGs. Os competidores precisaram ornamentar o local, com inspiração na temática de Santos Dumont. Ao longo da competição, estudantes se dividiram entre as provas nos espaços da Instituição. Além disso, os desafios exigiam habilidades e competências dos participantes em diferentes áreas do conhecimento. 


Desafio de conhecimento para os participantes

A prova de Toxicologia Forense desafiou participantes a resolver crimes. Kimberly Vieira Caraça, 17, e Francieli Diel Wammer, 18, são estudantes do terceiro ano de ensino médio do Colégio São Caetano. O objetivo da tarefa, promovida pelo curso de Farmácia da Universidade, foi identificar a digital dos suspeitos de um assassinato. Para Kimberly, que pretende cursar Biomedicina, a tarefa foi desafiadora e estimulante, pois exigiu o raciocínio lógico das estudantes. 
A experiência de participar da nona edição do Rally Científico foi, segundo os estudantes William Kuquertt e Eduardo Torezan, de 17 anos, desafiadora. William aponta que o trabalho em equipe, estimulado pela competição, proporcionou a sua equipe uma excelente organização das tarefas.

Sobre o Rally Científico – Despertar para a Ciência

O Rally Científico tem o objetivo de estimular, de forma divertida, o conhecimento e o interesse pela ciência. Organizado pela equipe do Programa Engenheiro do Futuro (ENGFUT), o evento tem apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE).
Conforme a professora Neide Pessin, diretora da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, a atividade, novamente, foi um sucesso, tanto pela adesão das escolas quanto pelo empenho percebido nos participantes. “Os elementos essenciais para a realização do Rally Científico, como espírito de equipe, olhar coletivo e ética, puderam ser vistos aqui.” 
Escolas participantes desta edição 

– CETEC Santa Fé, de Caxias do Sul.
– CETEC Sede, de Caxias do Sul.
– Colégio Estadual São Marcos, de São Marcos.
– Colégio Estadual Ulisses Cabral, de Antônio Prado.
– Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul.
– Colégio São João Batista, de Caxias do Sul.
– Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul.
– Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio.
– Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano, de Caxias do Sul.
– Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha.
– Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, de Carlos Barbosa.
– Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Avelino Boff, de Caxias do Sul.
– Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa.
– Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo de Antoni, de Caxias do Sul.
– Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves.
– Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina, de Caxias do Sul.
– Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (EETCS), de Caxias do Sul.
– Escola Impulso ao Saber, de Caxias do Sul.
– I.E.E. Professora Irmã Teofânia, de Garibaldi.
– Murialdo Ana Rech, de Caxias do Sul.
– Murialdo Caxias, de Caxias do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa UCS



Comentários