Em busca de alternativas para minimizar os prejuízos

Foto: Reprodução site Afonso Hamm
No dia 8 de Novembro, lideranças e produtores rurais se reuniram para avaliar e buscar alternativas para minimizar os prejuízos provocados pelo granizo que atingiu os municípios da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra, da madrugada do dia 31 de outubro.

A reunião aconteceu em Pinto Bandeira, com a presença do Prefeito Hadair Ferrari, do Senador eleito Luis Carlos Heinze, do deputado Federal Afonso Hamm e representantes dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Roma do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua. Além destes, Campestre da Serra, Monte Belo do Sul, Monte Alegre dos Campos e Vacaria.

De acordo com os dados da Emater/Ascar de Caxias do Sul, sete das principais espécies frutíferas e olerícolas (alho, cebola, ameixeira, caquizeiro, pessegueiro, macieira e parreira) foram atingidas. Conforme levantamento, aproximadamente 17 mil hectares terão um volume de perdas de 250 mil toneladas e um prejuízo financeiro direto para os agricultores que deverá chegar a R$ 345 milhões.

Entre os pedidos encaminhados pelos agricultores aos políticos presentes estão a prorrogação dos contratos de custeio e investimento, auxílio para adesão do seguro agrícola, a diminuição de impostos para colocação de tela antigranizo para plantações e o reajuste do preço mínimo para a uva.

As reivindicações foram encaminhadas pelos parlamentes em Brasília, junto ao Ministério da Agricultura e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).




Redação com informações do site doo Deputado Afonso Hamm

Comentários