Lançada a Agenda Parlamentar da Suinocultura




Com a presença do Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou na noite de quarta-feira (20) a Agenda Parlamentar da Suinocultura, composta de cinco importantes projetos e de 12 novas propostas, fundamentais para o desenvolvimento da suinocultura brasileira.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, destacou que a intenção da ABCS é consolidar a imagem da cadeia de suínos no Congresso Nacional e ratificar sua importância para o desenvolvimento do país.

``Conseguimos ampliar a nossa capacidade de articulação política e mostramos ao poder público a nossa força. Muito dessa articulação se deu à criação da Frente Parlamentar da Suinocultura (FPS), composta de 180 deputados e 12 senadores``.

O ministro Antônio Andrade ressaltou que entre as prioridades da gestão à frente da pasta estará o trabalho para aumentar a renda do trabalhador no campo e o fomento ao uso de tecnologias sustentáveis para os produtores rurais que abastecem o mercado interno.

``A carne suína, por exemplo, é o quarto produto mais exportado do Brasil, mas enfrenta dificuldade na fase de comercialização, processo muitas vezes comprometido devido a falta de infraestrutura de transporte e armazenamento``, explicou Andrade.

O presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, deputado Vilson Covatti (PP/RS), observou que a Agenda Parlamentar tem por objetivo buscar apoio político para a aprovação dos principais projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que venham beneficiar o setor.

Segundo Covatti, dois projetos são prioridades na pauta de trabalho da Frente: PL 8.023/2010, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), e o PL do Senado 330/2011, de autoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).

``Os projetos têm como objetivo regular e normatizar a relação entre produtores integrados e agroindústrias. Ambos tratam sobre a integração na agropecuária e estabelecem condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras``.


Fonte:Roberto Soso
Assessor Parlamentar
Dep. Vilson Covatti

Comentários