380 pessoas participaram do 1º Encontro Municipal de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

A Tarde da última sexta-feira, 26.04, foi de  muita alegria, diversão, informação e de cuidado com a saúde para aproximadamente 380 pessoas de Antônio Prado. Estas se fizeram presentes no primeiro Encontro Municipal de Prevenção e combate a Hipertensão Arterial. Segundo a Secretária de Saúde Celica Vebber cerca de 80% dos participantes vieram do interior para o evento realizado na Escola Irmão Irineu e puderam se imunizar contra a  Gripe e saber mais sobre a Hipertensão Arterial, principalmente, sobre as principais causas e prevenção da doença. Como foi o caso do grupo de agricultoras da Linha Amarilho. Ivete, 56, Joana, 59, Geni 70, Maristela, 59,  e Mari, 53 anos, que se reuniram e aproveitaram o transporte gratuito, oferecido pela prefeitura, e estiveram na atividade. Ivete e Geni já sofrem com a hipertensão arterial. “Eu já tomo remédio. Com as informações que passaram hoje sei que seguindo vou melhorar a minha qualidade de vida”, afirma Ivete, que possui familiares com a doença, o que caracteriza que o surgimento da mesma pode ser genético. Ao contrário de Geni, que não sabe a origem da alteração. “Raiva não tenho, não sei de onde que ela vem” diz sorridente a aposentada, após assistir a palestra proferida pela Secretária Celica.
Na oportunidade foi apresentado o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e orientado sobre os casos que ele deve ser chamado.
Sobre a doença
O que é a hipertensão?
 
Hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico.
As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.
 
Níveis da pressão arterial
A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal.Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo. Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo:
 
Prevenção e tratamento
 Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.
Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.
Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.
 
10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta
 
1.Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2.Pratique atividades físicas todos os dias.
3.Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4.Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5.Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
6.Abandone o cigarro.
7.Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
8.Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9.Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10.Ame e seja amado.
 


Fonte: Jornalista Marilita C.Scapinelo 

Comentários