Ascar e Fapers garantem estabilidade previdenciária aos aposentados

Na tarde desta quarta-feira (24/4), a Ascar (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural) e a Fundação Assistencial e Previdenciária da Extensão Rural do RS (Fapers) assinaram escritura pública de renegociação de dívida do déficit atuarial do Plano Geral Saldado (PGS), que nesta data supera R$ 70 milhões, a serem divididos entre as instituições. O contrato foi assinado pelo presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, pelo diretor Superintendente Provisório e de Seguridade da Fapers, Aluísio Santos Ribeiro, e pelo diretor de Crédito e Marketing do Banrisul, Guilherme Cassel, representando o presidente Túlio Zamin, instituição interveniente da dívida.

A partir de renegociação mediada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), “com homologação judicial e julgamento de mérito, reafirmamos o compromisso de dar estabilidade à Fundação, fortalecendo-a como a principal política de recursos humanos da nossa Instituição”, destacou De David. Segundo ele, ao longo dos últimos dois anos, “foi realizada uma grande negociação, na tentativa de ajustar o PGS de forma jurídica, técnica e financeira, pois ambas instituições apresentam condições de pagamento”. Assim, o acordo dá estabilidade às aposentadorias para os 704 participantes do Plano, sendo 335 já aposentados, na garantia de que receberão seus benefícios.

A assinatura foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, pela diretora administrativa da Emater/RS e superintendente administrativa da Ascar, Silvana Dalmás, entre outras autoridades e representantes das instituições.

“É mais um problema que estamos resolvendo das pendências que herdamos”, afirmou Pavan, ao observar a existência de um déficit atuarial do fundo de previdência que, “depois de longas tratativas feitas pela direção da Ascar/Emater e aprovado pelo Conselho Deliberativo, hoje podemos assinar esse acordo que garante aos trabalhadores da Emater a aposentadoria básica e a complementar”.

Para Ribeiro, diretor superintendente da Fapers, “encerramos a negociação após quase 24 meses de busca de uma solução viável de uma dívida, que criava um clima de insolvência à fundação, hoje com 32 anos de atuação”, disse, ao destacar sua expectativa de fortalecimento da Fundação.

fonte: Assessoria de Imprensa da Presidência da Emater/RS-Ascar

Comentários